Carreta do Hospital de Amor realiza atendimentos em Naviraí

0
7
Foto: prefeitura de Naviraí

Fernanda Silva –

Através da Gerência Municipal de Saúde, Naviraí recebe a unidade móvel Carreta do Hospital de Amor (unidade Nova Andradina), que está realizando gratuitamente exames de mamografia e papanicolau para a população feminina.

A unidade está instalada na Avenida Ponta Porã, n° 780, com atendimentos entre os dias 09 a 12 de setembro e 15 a 19 de setembro, das 07h às 17h.

O objetivo é garantir às mulheres de Naviraí acesso a exames fundamentais para o diagnóstico precoce do câncer, promovendo mais saúde e qualidade de vida. O atendimento acontece mediante agendamento prévio pela unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de referência da mulher. Para realizar o agendamento, é necessário apresentar cópias do RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

Ao todo, estão previstos 444 atendimentos de mamografia e 578 exames preventivos. A iniciativa reforça a importância da prevenção e fortalece as políticas públicas de saúde no município.

Importância dos exames

mamografia é um exame de rotina capaz de detectar o câncer de mama em estágios iniciais. Já o papanicolau permite identificar alterações no colo uterino antes mesmo do desenvolvimento do câncer. Quanto mais precoce o diagnóstico, maiores são as chances de cura.

Orientações

Mamografia: mulheres entre 40 e 69 anos, que não estejam grávidas e não tenham realizado o exame em serviço público nos últimos 12 meses.

Papanicolau: mulheres entre 25 e 64 anos, que já tenham iniciado a vida sexual, não estejam em tratamento de câncer de útero, não estejam com atraso menstrual e tenham finalizado a menstruação há pelo menos três dias. É necessário também não ter utilizado pomada vaginal ou tido relação sexual nos dois dias anteriores ao exame.

Obs. A nossa caixa de comentários está aberta mais abaixo, caso o leitor queira participar.

Artigo anteriorPotência Verde: ações de preservação e sustentabilidade de Mato Grosso do Sul são destaques nacionais
Próximo artigoEducadores de Mundo Novo participam de formação sobre inteligência emocional

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui