Iniciativa busca fortalecer a rede de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica, com foco na atuação multidisciplinar e na prevenção da reincidência
Danielle Valentim/MP –
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Naviraí, apresentou o Projeto Ponte Lilás durante reunião na Prefeitura Municipal, nessa quinta-feira (3).
No encontro, a Promotora de Justiça Juliana Martins Zaupa, que atua na defesa dos direitos das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, foi recebida pelo Prefeito Rodrigo Massuo Sacuno.
“Apresentamos o Projeto Ponte Lilás, que preza por uma atuação multidisciplinar na defesa dos direitos das mulheres, com o objetivo de retirá-las do ciclo de violência. Durante a reunião, também falamos sobre grupos reflexivos para homens e tratativas para firmar um protocolo de intenções, para resguardar e garantir os direitos das mulheres”, pontuou a Promotora de Justiça.
Também participaram do encontro a Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Naiza Sacuno, e a Gerente Municipal de Assistência Social, Janaína Dias do Nascimento Jacometi Pereira, que também representou o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
Ponte Lilás
O Projeto Ponte Lilás será lançado em agosto, durante a programação da Campanha Agosto Lilás. O objetivo é garantir os direitos das mulheres em situação de violência, por meio de uma atuação multidisciplinar e interinstitucional, com enfoque na interrupção do ciclo da violência e na reintegração daquelas que já se encontram em situação de vulnerabilidade.
Além das tratativas para a implementação do projeto em Naviraí, a 4ª Promotoria de Justiça de Naviraí discute a formalização do protocolo de intenções entre os órgãos. A implementação de grupos reflexivos para agressores, voltados à reeducação e à prevenção da reincidência.
A Promotora de Justiça destaca que muitos casos de violência doméstica envolvem agressores com histórico de participação em outras atividades criminosas, o que reforça a necessidade de ações integradas e de conscientização.
O Ministério Público reforça seu compromisso com o enfrentamento à violência contra a mulher e com o fortalecimento da rede de apoio e proteção nos municípios de Mato Grosso do Sul.
Obs. A nossa caixa de comentários está aberta mais abaixo, caso o leitor queira participar.