MPMS apresenta Projeto Ponte Lilás em reunião com a prefeitura de Naviraí

0
21
Foto: Decom

Iniciativa busca fortalecer a rede de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica, com foco na atuação multidisciplinar e na prevenção da reincidência

Danielle Valentim/MP –

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Naviraí, apresentou o Projeto Ponte Lilás durante reunião na Prefeitura Municipal, nessa quinta-feira (3).

No encontro, a Promotora de Justiça Juliana Martins Zaupa, que atua na defesa dos direitos das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, foi recebida pelo Prefeito Rodrigo Massuo Sacuno.

“Apresentamos o Projeto Ponte Lilás, que preza por uma atuação multidisciplinar na defesa dos direitos das mulheres, com o objetivo de retirá-las do ciclo de violência. Durante a reunião, também falamos sobre grupos reflexivos para homens e tratativas para firmar um protocolo de intenções, para resguardar e garantir os direitos das mulheres”, pontuou a Promotora de Justiça.

Também participaram do encontro a Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Naiza Sacuno, e a Gerente Municipal de Assistência Social, Janaína Dias do Nascimento Jacometi Pereira, que também representou o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Ponte Lilás

O Projeto Ponte Lilás será lançado em agosto, durante a programação da Campanha Agosto Lilás. O objetivo é garantir os direitos das mulheres em situação de violência, por meio de uma atuação multidisciplinar e interinstitucional, com enfoque na interrupção do ciclo da violência e na reintegração daquelas que já se encontram em situação de vulnerabilidade.

Além das tratativas para a implementação do projeto em Naviraí, a 4ª Promotoria de Justiça de Naviraí discute a formalização do protocolo de intenções entre os órgãos. A implementação de grupos reflexivos para agressores, voltados à reeducação e à prevenção da reincidência.

A Promotora de Justiça destaca que muitos casos de violência doméstica envolvem agressores com histórico de participação em outras atividades criminosas, o que reforça a necessidade de ações integradas e de conscientização.

O Ministério Público reforça seu compromisso com o enfrentamento à violência contra a mulher e com o fortalecimento da rede de apoio e proteção nos municípios de Mato Grosso do Sul.

Obs. A nossa caixa de comentários está aberta mais abaixo, caso o leitor queira participar.

Artigo anteriorCCR MSVia realiza pare-e-siga na BR-163 entre Naviraí e Itaquiraí
Próximo artigoLidio Lopes apresenta novo conceito de moradia popular que poderá ser replicado para todo MS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui