Paixão nacional: setor automotivo bate recorde de vendas e cria novas possibilidades de negócios

0
10

Capitalnews –

O mercado automotivo brasileiro alcançou, em 2024, o maior volume de vendas de sua história: 14,2 milhões de veículos leves novos e usados foram comercializados, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

O número reforça a relevância do setor na economia nacional, independente das oscilações do cenário econômico ou da inflação.

Além do crescimento nas vendas, o aumento na oferta de crédito também impulsionou o setor.

No último ano, as concessões de financiamento para compra de veículos registraram alta de 36%, movimentando uma cadeia ampla que envolve manutenção, acessórios, serviços de limpeza e, principalmente, a intermediação de vendas.

Com o carro zero popular custando a partir de R$70 mil, os seminovos passaram a ganhar cada vez mais aderência e fortalece também um novo nicho de negócios: o de intermediação de vendas. Essa é uma solução que leva segurança, praticidade e conecta diretamente quem quer vender, com quem deseja comprar, como concessionárias e revendedoras.

Com tecnologia e processos ágeis, essas plataformas conseguem concluir negociações em menos de uma hora, transformando a experiência que antes era burocrática e demorada.

Outra tendência para lucrar com o setor é a perícia veicular com Inteligência Artificial. Elas são capazes de identificar falhas estruturais e de pintura com mais rapidez e precisão.

Esses sistemas otimizam em até 80% o tempo gasto em uma perícia tradicional e reduzem os custos operacionais em mais de 50%. Essa inovação transforma o processo de compra e venda mais seguro e transparente.

A integração entre canais físicos, digitais e parceria entre marcas é outro caminho para lucrar com o setor automotivo.

Se antes, ao vender um carro, a pessoa saía à pé da loja, agora ela sai com um plano de assinatura de um veículo zero quilômetro, se ela desejar.

Essas são as formas de inovar no setor e agregar valor ao consumidor, oferecendo uma experiência mais completa.

O crescimento das franquias no setor automotivo reflete essa transformação. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de serviços automotivos registrou alta de 13,3% em 2024.

A adoção de modelos testados, com suporte e estrutura padronizada, tem atraído empreendedores que buscam investir com mais segurança em um mercado em franca expansão.

*Ycaro Martins
CEO e sócio-fundador da Vaapty, que é pioneira do franchising no segmento de intermediação de venda de veículos do Brasil. 

Obs. A nossa caixa de comentários está aberta mais abaixo, caso o leitor queira participar.

Artigo anteriorO desconhecimento técnico e a falta de capacitação em toxicologia de pesticidas: implicações nos dados estatísticos da agricultura brasileira
Próximo artigoRitos em extinção: o conclave, a liturgia e a sociedade sem símbolos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui