Clubes nacionais têm decepcionado na Sul-Americana e na Libertadores diante de equipes menos valorizadas de outros países
Os times brasileiros têm decepcionado nas competições continentais até aqui. Favoritos antes de entrar em campo, os elencos estrelados do país têm sofrido empates e derrotas que colocam em risco a classificação para as oitavas de final da Libertadores e da Sul-Americana.
Após empatar com o Mushuc Runa, time que atualmente ocupa a nona colocação do Campeonato Equatoriano, o Cruzeiro foi eliminado na fase de grupos da Sul-Americana. Este foi o único ponto conquistado pelo Cabuloso em quatro jogos, que perdeu para todos os outros adversários na fase de grupos nas primeiras três rodadas da competição.
A três pontos do líder Palmeiras no Brasileirão, o clube não repetiu o desempenho que tem tido em solo brasileiro no torneio intercontinental.
O Flamengo é outro exemplo de time que tem se destacado no Brasil e falhado em fazer o mesmo fora do país. Na Libertadores, o Rubro-Negro está ameaçado e pode cair ainda na fase de grupos.
Com cinco pontos conquistados nas quatro rodadas que disputou, o time carioca ocupa a terceira colocação do grupo C, com apenas uma vitória na primeira rodada da competição contra o Deportivo Táchira, que não teve nenhuma vitória no torneio até aqui.
Na segunda rodada, o Rubro-Negro perdeu por 2 a 1 para o Central Córdoba, estreante na Libertadores e atual 11º colocado no Campeonato Argentino, considerada uma equipe modesta da Argentina. Essa foi a primeira vez que o Flamengo perdeu em casa para um time argentino. O clube carioca tornou a empatar com o Central Córdoba, nesta quarta-feira (7), por 1 a 1.
Já o Botafogo também tem chance de não se classificar para as oitavas de final da Libertadores.
O clube carioca venceu apenas duas vezes nas quatro primeiras rodadas da competição e está na terceira colocação do grupo A com seis pontos. A vitória desta terça-feira (6), por 2 a 1, contra o Carabobo, foi difícil, com um gol nos acréscimos do segundo tempo do lateral esquerdo Cuiabano para salvar o resultado do time carioca.
O Botafogo perdeu os outros dois jogos que disputou no torneio para o Estudiantes, oitavo colocado do Campeonato Argentino, e para o Universidad de Chile, sétimo no Campeonato Chileno.
Sob o comando de Renato Paiva, questionado pela torcida, a equipe também não faz boa campanha no Brasileirão, somando oito pontos em sete jogos e ocupando a 12ª colocação no campeonato.
O atual campeão da Libertadores e do Brasileiro não demonstra o futebol da temporada passada e entra para a lista de quem está decepcionando nos continentais.
O Corinthians também está ameaçado, mas na Sul-Americana. Após uma eliminação na Pré-Libertadores, o Timão pode sofrer mais uma queda precoce em um torneio continental. Terceiro colocado do grupo C, a equipe venceu apenas uma vez contra o Racing, do Uruguai, último colocado.
As próximas duas partidas do Corinthians na Sul-Americana são fora de casa, o que dificulta as chances do clube alvinegro em conseguir a classificação.
O Vasco, que permanece sob comando do interino Felipe Maestro, com negociações avançadas com Fernando Diniz, sofreu uma goleada do Puerto Cabello, quinto colocado na fase de abertura do Campeonato Venezuelano, por 4 a 1.
A derrota embolou o grupo que ainda tem o argentino Lanús e o peruano Melgar. Pressionado, o carioca entra para a lista dos questionados nas competições continentais.
Quanto ao Vitória, o clube baiano ainda não venceu na Sul-Americana e pontuou em três empates, o último, nesta terça-feira (6), contra o Defensa y Justicia por 1 a 1.
Na noite de quinta-feira (8), o Atlético-MG, que já não vinha bem na Sula, se complicou ainda mais depois de perder de virada para o Iquique — lanterninha do Campeonato Chileno. Foi a primeira vitória da equipe chilena na competição.
O Galo já tinha frustrado a torcida na estreia do campeonato, com um empate sem gols contra o Cienciano, e voltou a empatar em 1 a 1 com o Caracas na terceira rodada. Com a derrota, o time brasileiro segue estacionado com cinco pontos.
Times brasileiros que estão indo bem
Líder do Brasileirão, o Palmeiras é o primeiro clube a se classificar para as oitavas da Libertadores em 2025 após vencer todos os jogos que disputou até então. O Verdão venceu o Cerro Porteño, no Paraguai, nesta quarta-feira, por 2 a 0, o Bolívar, por 3 a 2, nas altitudes da Bolívia, e o Sporting Cristal, no Peru.
A única partida que jogou em casa no torneio também venceu, para as graças da torcida.
O time alviverde busca o tetracampeonato da Libertadores, o que o tornaria a equipe brasileira mais vitoriosa da história campeonato.
O São Paulo também busca esse feito e já encaminhou sua classificação para a próxima fase da competição ao vencer o Alianza Lima, nesta terça-feira, por 2 a 0.
Rei de Copas nesta temporada, o Tricolor tem tido um desempenho superior no torneio continental do que no Campeonato Brasileiro, onde ocupa a 11ª colocação, apesar de estar invicto.
O Bahia experimentou a primeira derrota na Libertadores, nesta quarta-feira (7), diante do Nacional, vice-líder do Campeonato Uruguaio, de virada por 3 a 1.
Na primeira participação no torneio, o clube baiano lidera o grupo F da competição, que está em aberto devido ao alto nível dos adversários.
No mesmo grupo, considerado “da morte” por muitos, está o Internacional.
O time de Roger Machado sofreu e não resistiu a pressão do Atlético Nacional. Jogando fora de casa e sob muita chuva, o Colorado foi derrotado pelos colombianos por 3 a 1, nesta quinta-feira (8). Apesar do revés, o Inter soma cinco pontos e ainda tem chances de classificação às oitavas de final.
Obs. A nossa caixa de comentários está aberta mais abaixo, caso o leitor queira participar.