Carina Yano/Tv Sobrinho –
Lavínia Veiga, de 10 anos, neta do diretor do Jornal O Liberal de Mundo Novo, Celso Veiga, teve morte cerebral constatada nesta terça-feira (25) e os aparelhos desligados nesta quarta-feira, na UTI, em Campo Grande, após mais de 50 dias de tratamento contra o lúpus.
Segundo a tia, Loredana Veiga, a doença acabou atacando o rim, comprometendo-o quase 100%. Com o passar dos dias, foram aparecendo outras intercorrências, como a infecção por uma bactéria.
Foi decretada morte cerebral na tarde de terça-feira (25). Só foram feitos os últimos exames e outros protocolos e, na sequência, desligaram os aparelhos na hora do almoço desta quarta-feira.
Até a publicação desta matéria, ainda não havia sido informado o horário do velório no Pax Primavera. Lavínia deixa sua mãe Sumaia Veiga, funcionária do Detran-MS. A falecida é neta do casal de jornalistas Celso e Neiva Veiga.
Lúpus, entenda um pouco a doença
O lúpus é uma doença autoimune, ou seja, o sistema imunológico ataca o próprio organismo da pessoa. Isso pode provocar inflamação em vários órgãos, como na pele, rins, articulações, pulmões, olhos e cérebro.
A causa exata do lúpus é desconhecida, mas acredita-se que seja uma combinação de fatores genéticos, hormonais e ambientais.
Não existe cura para o lúpus, mas existem tratamentos. Infelizmente a atividade da doença e o seu tratamento aumentam o risco de infecções oportunistas.
Obs. A nossa caixa de comentários está aberta mais abaixo, caso o leitor queira participar.
*O material pode ser reproduzido, desde que seja dado os créditos, com o nome do autor e da empresa, no início da matéria, como no exemplo deste conteúdo. Caso esta prática não seja respeitada – com o nome ao final do texto somente – o conteúdo acima está desautorizado para reprodução, podendo sofrer consequências judiciais. A prática existe para preservar o investimento feito pela Tv Sobrinho no seu Jornalismo.