Prazo para regularização eleitoral termina no dia 19 de maio do próximo ano
Viviane Freitas/ Capital News –
A Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul alerta que 92.981 eleitores podem ter seus títulos cancelados caso não regularizem a situação até 19 de maio de 2025. O cancelamento ocorre quando há ausência em três eleições consecutivas sem justificativa ou pagamento de multas.
Para verificar a situação eleitoral, o eleitor deve acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na opção “Consultar situação eleitoral”, dentro do Autoatendimento Eleitoral. Aqueles que utilizam o aplicativo e-Título também receberão notificações sobre a possível irregularidade.
A regularização deve ser feita presencialmente em um cartório eleitoral ou posto de atendimento, com a apresentação de um documento oficial com foto e do título eleitoral ou e-Título. A documentação necessária pode variar conforme o caso do eleitor.
Eleitores com multas pendentes devem quitá-las pelo Autoatendimento Eleitoral, e-Título ou presencialmente no cartório, utilizando boleto, Pix ou cartão. O último cancelamento de títulos no estado ocorreu em 2019, e desde 2020, devido à pandemia, não há registros de exclusão por ausência às urnas.