Dia Mundial da Água: Sesc MS aplica sustentabilidade na prática, reduzindo consumo e promovendo conscientização ambiental

0
11
Práticas mais sustentáveis diminuem o consumo de água (foto: Divulgação/Infinito Comunicação)

Neusa pavão/Infinito Comunicação –

O Serviço Social do Comércio (Sesc) em Mato Grosso do Sul reafirma seu compromisso com a sustentabilidade ao implementar iniciativas que resultaram em uma significativa redução no consumo de água em suas unidades. Em 2024, mesmo com um aumento de 8,65% no número de colaboradores, a instituição registrou uma queda de 9,05% no consumo total de água, demonstrando a eficácia das ações adotadas para o uso racional do recurso natural.

Os dados abaixo confirmam:

  • Redução no consumo total de água:
    • 2023: 2.487 m³
    • 2024: 2.262 m³
    • Queda de 9,05%
  • Aumento no número de colaboradores:
    • 2023: 532 funcionários
    • 2024: 578 funcionários
    • Crescimento de 8,65%
  • Eficiência no consumo per capita:
    • 2023: 4,67 m³ por funcionário/ano
    • 2024: 3,91 m³ por funcionário/ano
    • Redução de 16,3% no consumo médio per capita

De acordo com Caique Bonfietti, Analista de Produtos do Sesc MS, as melhorias foram alcançadas principalmente por meio da conscientização e campanhas internas.

“A gente conseguiu fazer essa redução só com conscientização, por meio de nossas campanhas, que resultaram em dados muito positivos. Em 2023, já tínhamos torneiras com sistema de ligação automática, aeradores e descargas de duplo acionamento, que também geram economia. Quando analisamos a sustentabilidade, temos um tripé: ambiental, social e econômico. Conseguimos conciliar todos esses aspectos e também obtivemos economia ao reduzir o uso do recurso natural. Esses resultados mostram a aplicação do tripé da sustentabilidade na prática”, conclui.

Para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, o Sesc Escola Horto promove uma programação especial voltada às crianças do Ensino Fundamental I. Segundo Juliana Vilela, coordenadora pedagógica da unidade, as atividades educativas são fundamentais para estimular a consciência ambiental desde cedo. “Aqui no Fundamental I, que vai do 2º ao 5º ano, com alunos de 7 a 10 anos, trabalhamos com projetos socioambientais”.

Para comemorar o Dia Mundial da Água, na última quinta-feira, 20, por meio de parceria, a Águas Guariroba proferiu palestra para 141 alunos do 5º ano, turmas matutina e vespertina. O tema foi tratamento da água, esgoto e boas práticas em relação ao uso da água, além da conscientização sobre poluição.

“Procuramos estimular ao máximo as práticas sustentáveis no dia a dia e fomentar a reflexão sobre o impacto das ações humanas”, destaca.

Ainda no mês de março, integrantes do programa ECOS do Sistema Comércio MS (Fecomércio, Sesc, Senac e IPF-MS) participarão de uma visita técnica guiada à estação de tratamento da Águas Guariroba. O objetivo é aprofundar o conhecimento sobre os processos de tratamento de água e esgoto e transferir essas informações às bases.

“É uma ação que também visa conscientizar sobre quão complexo é o processo de tratamento e reforçar que precisamos usar o recurso de forma racional”, finaliza Bonfietti.

Palestras fazem parte de outra linha de atuação (foto: Divulgação/Infinito Comunicação)

Programa ECOS

Direcionado ao público interno da CNC, Fecomércios, Sesc e Senac – consiste em um conjunto de ações planejadas e checadas continuamente, com o objetivo de sensibilizar os empregados, otimizar o uso de recursos e mitigar os impactos socioambientais relacionados às atividades dessas organizações. O programa atua com indicadores de economicidade no intuito de reduzir despesas e na busca de mais eficiência operacional.

Ecos é certificado como tecnologia social pela Fundação Banco do Brasil e sua metodologia compõe um banco nacional de iniciativas para a conservação do meio ambiente. Atualmente, o programa está implantado em 19 Departamentos Regionais do Sesc, 7 Federações do Comércio (vinculadas à CNC) e 16 Departamentos Regionais do Senac.

Obs. A nossa caixa de comentários está aberta mais abaixo, caso o leitor queira participar.

Artigo anteriorHospital Universitário de Dourados troxe reflexão no Dia Contra a Discriminação Racial
Próximo artigoDezenas de crianças tiveram atendimento de saúde especializado com pediatra em Iguatemi

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui