Maria Elizabeth Rocha se torna a primeira mulher a presidir o Superior Tribunal Militar em 217 anos

0
14
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Ministra comandará a corte pelos próximos dois anos

Vivianne Nunes/ Capital News –

Pela primeira vez na história, uma mulher assume a presidência do Superior Tribunal Militar (STM). A ministra Maria Elizabeth Rocha comandará a corte pelos próximos dois anos, marcando um feito inédito nos 217 anos de existência do tribunal.

A importância do STM

O STM é o órgão máximo da Justiça Militar no Brasil e tem a responsabilidade de processar e julgar crimes previstos no Código Penal Militar. A corte é composta por 15 ministros vitalícios, nomeados pelo Presidente da República após aprovação do Senado Federal.

Posse histórica

Durante a cerimônia de posse, Maria Elizabeth Rocha declarou ser feminista e destacou o orgulho de ser mulher. Ela afirmou que as brasileiras sonham com igualdade e ressaltou que o Brasil ainda é um dos países mais desiguais do mundo.

Apesar dos avanços conquistados ao longo das décadas, a nova presidente do STM reconhece que ainda há um longo caminho para garantir um país livre de constrangimentos e desigualdades sociais.

Maria Elizabeth Rocha também defendeu maior participação feminina em cargos de liderança dentro do Judiciário brasileiro, reforçando a necessidade de uma representatividade mais justa e equitativa.

Obs. A nossa caixa de comentários está aberta mais abaixo, caso o leitor queira participar.

Artigo anteriorSolução para orçamento secreto está “muito longe do ideal”, diz Dino
Próximo artigoQuando o governante “se acha”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui