Indicadores de endividamento seguem recuando na capital de MS, aponta pesquisa

0
22
Foto: Diogo Gonçalves

Infinito Comunicação –

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, aponta que em janeiro os indicadores de endividamento e inadimplência diminuíram entre as famílias de Campo Grande.

De acordo com a pesquisa, o índice de famílias com contas parceladas, como cheques pré-datados, cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimo pessoal, prestações de carro e seguros, ficou em 64%, sendo que, entre elas, 28,2% indicavam contas em atraso e 11,4% que não tinham condições de pagar, frente a índices de 65%, 30,3% e 12,5%, respectivamente, em dezembro.

A economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF/MS), Regiane Dedé de Oliveira, diz que a redução já é esperada este mês em virtude de muitas famílias terem usado o 13º salário e as férias para pagamento de dívidas.

“As famílias estão mais cautelosas para contrair dívidas, devido às taxas de juros mais elevadas, porém acreditamos que em 2025 mais pessoas vão conseguir administrar as dívidas recorrentes, diminuindo a inadimplência”, afirma a economista.

O cartão de crédito lidera como principal meio de endividamento, apontado por 75,9%, seguido dos carnês (20,7%) e os de crédito pessoal e financiamento de casa, com 10,4% e 7,9%, respectivamente.

Obs. A nossa caixa de comentários está aberta mais abaixo, caso o leitor queira participar.

Artigo anteriorInscrições abertas para o Prêmio Sesc de Literatura 2025
Próximo artigoFaróis acessos ou apagados? O que os condutores precisam saber

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui