*Global Internet, Gráfica Olímpica e Escritório Bandeirantes apoiam o trabalho do jornalista autor desta matéria.
Jandaia Caetano/Tv Sobrinho –
A sessão legislativa da Câmara Municipal de Iguatemi ocorreu na última segunda-feira (10) e dentre inúmeras indicações, uma chamou atenção: a recuperação imediata das rodovias MS 180 – que liga Iguatemi a Juti – e a MS 295 – que liga Eldorado a Tacuru.
Os vereadores Aguinaldo Zorba (PSDB), Miriam Krenczynski (PSD) e Carlinho Magro (Republicanos) lideraram a proposta de um grande ato para que o governo estadual recupere ambas as rodovias, que ligam Iguatemi a Juti, Eldorado e Tacuru. A indicação foi assinada em conjunto por todos os parlamentares e se ventilou a realização de uma Audiência Pública, um ato local e/ou até uma visita conjunta à capital do estado, na busca do governo estadual.
“Vamos levar o convite a todas as câmaras e montar uma comissão. É importante a presença dos prefeitos também”, citou o presidente Jesus Milane (PSDB).

O convite deve ser entregue para os 14 municípios que integram o Consórcio Conisul: Mundo Novo, Japorã, Eldorado, Itaquiraí, Naviraí, Juti, Caarapó, Tacuru, Sete Quedas, Amamabai, Paranhos, Coronel Sapucaia e Aral Moreira.
A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) respondeu:
“A MS-180, no trecho que liga Iguatemi a Juti, está incluída na lista de projetos prioritários da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) para restauração. A previsão é que a contratação das obras ocorra até o meio do ano.
Já na MS-295, está em andamento a elaboração do projeto executivo de engenharia para restauração do pavimento, abrangendo o trecho da rotatória da BR-163/MS-141 até o entroncamento da MS-160/MS-156, totalizando 83,6 km. Essa intervenção beneficiará diretamente os municípios de Eldorado, Iguatemi e Tacuru”.
A Agesul não informou na nota a programação para a a intervenção na MS 295. A contratação deste projeto, para a MS 295, foi anuncia em março de 2024, com prazo de 240 dias para sua conclusão, a partir da data de recebimento da OIS (Ordem de Início dos Serviços). O contrato teria vigência de mais 120 corridos após o téremino do prazo de execução.
Com presença de secretário de Obras, vereadores pediram mais estacionamento e parque infantil com acessibilidade

Clóvis dos Santos, secretário municipal de Obras e Infraestrutura, esteve presente na sessão e escutou pedidos de criação de estacionamentos em locais próximos a Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição (vereadora Rosi Caprioli), o Centro Médico Buffon Arce (vereador Gildo Beneitez) e em outro locais, como o Supermercado Chama.
Outro destaque foi o pedido de parquinhos infantis com acessibilidade para praças, parques e demais locais públicos. A solicitação foi dos vereadores Aguinaldo Zorba e Miriam Krenczynski.

“Não temos nenhum local com possibilidade das crianças com deficiência brincar. Já pesquisei e não é caro”, apontou Zorba.
A vereadora Mirian apresentou uma minuta de um possível futuro projeto.
Obs. Editado às 17h36 desta quarta-feira (12) após informação da assessora Pamela, do gabinete da vereadora Miriam, que a mesma também é proponente da indicação, ao lado dos dois vereadores apontados.
Obs. A nossa caixa de comentários está aberta mais abaixo, caso o leitor queira participar.
*Global Internet, Gráfica Olímpica e Escritório Bandeirantes apoiam o trabalho do jornalista autor desta matéria.
*O material pode ser reproduzido, desde que seja dado os créditos, com o nome do autor e da empresa, no início da matéria, como no exemplo deste conteúdo. Caso esta prática não seja respeitada – com o nome ao final do texto somente – o conteúdo acima está desautorizado para reprodução, podendo sofrer consequências judiciais. A prática existe para preservar o investimento feito pela Tv Sobrinho no seu Jornalismo.