Parceria entre Governo de MS e Sebrae fomenta a economia de municípios e o empreendedorismo feminino

0
18
Foto: Bruno Rezende

Em janeiro deste ano, foram abertas 1.278 empresas; 50% a mais do que o mesmo período do ano passado, apontou Jaime Verruck

Alexandre Gonzaga/Comunicação do Governo de MS –

Aliado estratégico do Governo de Mato Grosso do Sul no fomento do setor produtivo e de empreendedores, o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) lançou nesta quarta-feira (5) três novos editais dentro da segunda edição do programa MS Empreende Mais: o MS Valoriza, que que promove produtos locais; o Cidade Empreendedora, focado no desenvolvimento da economia dos municípios sul-mato-grossenses; e o Sebrae Delas, que acelera negócios liderados por mulheres.

Artesãos, prefeituras e mulheres empreendedoras já podem se inscrever nas iniciativas, que contam com investimentos de R$ 50 milhões.

Ao apresentar durante o evento indicadores positivos do desenvolvimento sul-mato-grossense, entre eles a previsão de ser o estado brasileiro com o maior crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em 2025, o governador Eduardo Riedel destacou que a parceria é indutora de capital social e que o Estado e os municípios têm o desafio de garantir creches e escolas para que os pais possam participar de um mercado de trabalho inovador, de forma tranquila sabendo que os filhos estão em segurança.

Foto: Bruno Rezende

“Temos 250, 300 mulheres trabalhando nos viveiros [de celulose], ganhando dois, três salários, e isso só é possível porque o filho está na creche, e porque ela consegue ficar com o coração em paz, e volta para casa com dignidade”, completou o governador.

O governador Riedel ainda pontuou que na esteira dos investimentos privados em bioenergia, celulose, citricultura, outros serviços e produtos são necessários. “É o restaurante, o hotel, o borracheiro, a oficina, a locação do carro, todo um complexo de serviços e negócios que vão dar suporte para aquele grande empreendimento”, afirmou.

O diretor-superintendente do Sebrae-MS, Claudio Mendonça, elencou a internacionalização de produtos, inclusão produtiva, o turismo e o empreendedorismo feminino entre as estratégias do plano para 2025. O Sebrae pretende incentivar a participação de empreendedores em exposições e feiras nacionais e internacionais e incrementar produtos Made in Pantanal.

Mendonça ainda afirmou que a entidade pretende incentivar e capacitar o comércio de rua em Campo Grande e Dourados, em polos gastronômicos e setores do varejo. Ele salientou que o Sebrae-MS atendeu em 2024 mais de 120 mil CNPJs.

Para o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae-MS, Mauricio Saito, o MS Empreende Mais oportuniza aos pequenos e microempresários de Mato Grosso do Sul a oportunidade de colocar em prática suas ideias e inovações. “Eu sempre gosto de citar a comunidade científica e a academia como pilares importantes para o empreendedorismo”, ressaltou.

Entre prefeitos, diretores de entidades, parlamentares e secretários estaduais presentes na cerimônia, o titular da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, registrou que em janeiro deste ano foram abertas 1.278 empresas, 50% a mais do que o mesmo período do ano passado, e que o Programa tem o desafio de incorporar essas novas organizações e trabalhar em parceria com a gestão municipalista do Governo de Mato Grosso do Sul.

O evento contou uma mostra de projetos do Sebrae-MS, com iniciativas de mercado, internacionalização, desenvolvimento local e empreendedorismo feminino.

Foto: Bruno Rezende

Obs. A nossa caixa de comentários está aberta mais abaixo, caso o leitor queira participar.

Artigo anteriorMara Caseiro pede melhorias para MS 295, trecho entre Eldorado e Tacuru
Próximo artigoIguatemi oficializa doação de área para instalação de fábrica que deve gerar mais de 200 empregos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui