Setor de seguros deve crescer nos estados da região Centro Norte do País

0
46
Seguro Automóvel é destaque(foto: Freepik)

Desenvolvimento econômico e agronegócio impactam a procura por proteção nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre

Em 2024, o setor segurador demonstrou perseverança e deslanchou em crescimento em todos os produtos.

O destaque maior segundo dados da CNseg divulgados no final de novembro no relatório de Conjunto nº 112 foi o seguro de Vida, carro-chefe do grupo de Seguros de Pessoas. O produto apresentou o maior valor nominal da série histórica, marcando um desempenho recorde que, somente em setembro, arrecadou R$ 3 bilhões, um crescimento de 12,7% em relação ao mesmo mês de 2023.

”O seguro de Vida oferece proteção financeira às famílias em caso de falecimento da figura provedora, garantindo suporte para despesas imediatas, como contas médicas e funerais, além de assegurar o padrão de vida dos dependentes. Além disso, é uma ferramenta valiosa de planejamento financeiro, permitindo a continuidade de projetos pessoais ou familiares”, relata Oliveira.

Mas e para 2025, o que esperar? André Moreno, diretor Regional SP Centro Norte da Lojacorr, maior rede de corretoras de seguros do país, destaca que a região SP Centro Norte (São Paulo (SP), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Rondônia (RO) e Acre (AC) estará em crescente desenvolvimento. Segundo ele, a economia principalmente dos estados de MS, MT e RO são fortemente impactadas pelo agronegócio. O diretor explica que há um cenário de recuperação das commodities.

“De um lado é bom para o produtor rural, para o agronegócio, por outro lado há uma redução dos subsídios por parte do governo para esse segmento e temos um cenário de taxa de juros elevadas, o que dificulta a obtenção de crédito”, fala.

A expectativa, de acordo com ele, é de que haja recuperação na contratação do seguro da lavoura, seguro agro e seguros de equipamentos agrícolas.

“Esperamos uma reação, uma retomada de tudo aquilo que envolve o ecossistema do agronegócio”, aponta.

Já quanto aos demais ramos, principalmente no estado de São Paulo, André Moreno fala ainda que é importante observar que o ticket médio, com destaque o seguro automóvel, que é o seguro mais comercializado, parou de cair.

“Então isso ajuda o mercado a apresentar um crescimento um pouco mais consistente e torna o desafio de crescimento um pouco menos difícil”, fala.

De modo geral, ele aponta que em 2025 o mercado irá se recuperar no ticket médio e aproveitando melhor as oportunidades de cross-sell, ampliando a proteção aos segurados com mais produtos.

“Para o mesmo cliente, o corretor entra com um papel fundamental de oferecer uma proteção mais abrangente, buscando essa fidelização, essa proteção mais ampla e esse crescimento de rentabilidade por parte dos nossos corretores”, fala.

O diretor segue otimista para o próximo ano, e para todos os outros anos, pois o mercado de seguros sempre cresce acima do PIB, e da inflação, independentemente de fatores macroeconômicos, sejam eles positivos ou negativos.

Fonte: Lide Multimídia

Artigo anteriorSuperpraia MS termina e atleta de 16 anos se sagra campeã no Sub 17, Sub 19 e Adulto
Próximo artigoCapacitações e atendimentos gratuitos do Instituto PROFAC chegaram a 1.563 trabalhadores neste ano

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui