*A Global Internet, Gráfica Olímpica e Escritório Bandeirantes apoiam o trabalho do jornalista autor desta matéria.
Jandaia Caetano/Tv Sobrinho –
Ainda faltam 23 dias – as informações desta segunda (09) só saem amanhã – e as chuvas nos primeiros oito dias deste mês já colocam dezembro como o mês mais chuvoso do ano em Mundo Novo.
Foram 259 mm neste período. Março, com 197 mm, havia sido o mês com maior incidência de chuva em 2024. O número é maior, inclusive, que dezembro passado, quando choveu 106 mm; nos primeiros oito dias de dezembro passado, tinham sido 35 mm.
Apesar do montante considerável, o número fica abaixo do ano passado, quando no ano todo, a chuva correspondeu a 1.894 mm. Até o momento, em 2024, foram 1.257 mm.
O dia mais chuvoso do ano continua sendo o 17 de março, com 155 mm. Os 120 mm do último sábado (07) é o segundo dia com mais chuva do ano. As informações vêm da Estação Meteorológica da Uems de Mundo Novo, através do professor Jean Rosset.
Alerta Laranja
O Alerta Laranja foi emitido novamente pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e inclui municípios do Paraná, como Guaíra e Terra Roxa, e do Sul de Mato Grosso do Sul, incluindo as regiões do Cone Sul, Sul-Fronteira, Vale do Ivinhema e Grande Dourados.
Fortes chuvas e rajadas de ventos podem ocorrer. O alerta também foi dado no final de semana. Não foi verificado maiores danos nos municípios.
Em Mundo Novo, apenas o peixe Pintado – um antigo orelhão convertido em peça decorativa – exposto na entrada do município, acabou danificado.
Ademar Silveira, do departamento Municipal de Cultura, explicou que o peixe deve ser removido e receber reparos para a sua nova instalação.
Imagens: Carina Yano.