Natal sem atrasos: como as empresas de entregas se preparam para a alta demanda

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Imagem: Freepik
Startup focada nos mercados de mobilidade e logística mostra como oferecer uma boa experiência de compra e entrega de produtos

O momento em que um cliente recebe uma compra em sua casa é quando ocorre o real contato entre empresa e consumidor. As primeiras impressões importam, e muito; então, ter um bom processo de logística de entrega é essencial para negócios de todos os portes, e algo a se reforçar em grandes datas, como o Natal.

Sendo uma das mais importantes datas para o comércio no segundo semestre, tem tudo para ser um dia agitado e movimentado para quem fará promoções. Por isso, programar uma logística eficiente de entregas é muito importante.

Para ajudar comerciantes, a Gaudium, startup focada nos mercados de mobilidade e logística, utiliza seus anos de experiência no mercado para trazer cinco dicas de como realizar uma logística de entregas inteligente, garantindo assim a melhor experiência possível para compradores.

1- Planeje-se

Leve em consideração outras datas comemorativas passadas. Levante dados de como foram as vendas nesses períodos para ter noção de como será o segundo domingo de agosto e como isso poderá impactar a logística do seu negócio. Especialmente pensando no Natal, pode ser necessário contratar mais mão de obra ou aperfeiçoar o espaço do estoque para otimizá-lo, entre outros fatores a serem pensados. Vale o investimento para garantir um alto nível de atendimento.

2 – Atenção aos prazos

Já pensou em ficar esperando uma encomenda que tinha data de previsão de chegada e nada de receber o produto? Pois é, aposto que nunca mais voltaria a comprar deste lugar! Por isso, ter atenção aos prazos influencia muito a experiência do consumidor e deve ser levado a sério, principalmente quando há datas que tendem a ser mais movimentadas. Há grandes chances de serem feitos mais pedidos que o habitual.

3 – Ofereça opções

Se possível, ofereça aos clientes mais de uma possibilidade de recebimento, como entregas antecipadas, pontos de coleta ou retirada na loja. Unindo a necessidade do cliente com a disponibilidade do produto, essa diversificação é uma ótima opção para as empresas oferecerem aos consumidores.

4 – Planejamento das rotas de entrega

O Natal ocorre em uma quarta-feira neste ano, por isso, muitas empresas antecipam suas entregas. Caso o seu comércio realize entregas no mesmo dia da compra, certifique-se de fazer um planejamento das rotas, observando bairros vizinhos a grandes avenidas e traçando alternativas para evitar semáforos e zonas de engarrafamento.

Caso seja possível, levante dados das regiões que mais compram do seu negócio e use essa informação ao seu favor para realizar esse planejamento.

5 – Deixe o cliente saber onde está a sua compra

Por último, mas não menos importante, manter atualizada a informação de rastreamento dos produtos é positivo para a experiência de compra dos seus clientes. Então, sempre que possível, atente-se a informar se a mercadoria já foi enviada, se está em trânsito ou se já foi entregue.

Quando fazemos compras planejadas, que é o que ocorre em datas como o Natal, em que as pessoas já miram num produto que almejam presentear, é comum criar expectativas e ficar ansioso para finalmente ter a compra em mãos. Por isso, ter um dispositivo que permite rastrear a encomenda é muito poderoso.

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