Jerson Domingos convoca eleição para presidência do TCE-MS após disputa interna

0
8

A eleição, que escolherá os cargos de Presidente, Vice-Presidente e Corregedor-Geral, acontecerá em uma Sessão Especial no dia 18 de dezembro de 2024

 

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, Jerson Domingos, publicou no Diário Oficial desta segunda-feira (2) a convocação para a eleição da nova mesa diretora da instituição.

A eleição, que escolherá os cargos de Presidente, Vice-Presidente e Corregedor-Geral, acontecerá em uma Sessão Especial no dia 18 de dezembro de 2024, às 9h, no Plenário Celina Martins Jallad.

O mandato da nova mesa diretora começará em 1º de fevereiro de 2025 e se estenderá até 31 de dezembro de 2026.

A convocação surge após um período de divisões internas no TCE, com uma disputa entre os conselheiros Flávio Kayatt e Márcio Monteiro contra Jerson Domingos.

A dupla de ex-deputados tucanos chegou a tentar formar uma chapa, com Kayatt na presidência e Monteiro como vice, com o objetivo de destituir Jerson do cargo.

No entanto, Jerson Domingos se posicionou contra a tentativa, alegando que, de acordo com o regimento, seriam necessárias três pessoas para formar a chapa.

Com quatro conselheiros afastados, ele argumentou que Kayatt e Monteiro não teriam quorum suficiente para registrar a chapa, garantindo sua permanência até que um novo conselheiro retornasse para completar a composição.

A disputa se estendeu por dias até que, na semana passada, um possível acordo foi alcançado, com Kayatt assumindo a presidência, mas Jerson mantendo-se como vice, embora com reservas.

A definição de chapa concorrente deve ocorrer até o dia 17 de dezembro de 2024, com o registro de candidaturas na Diretoria de Controle Externo, durante o horário de funcionamento do Tribunal (7h às 13h).

Atualmente, os conselheiros Iran Coelho, Waldir Neves, Ronaldo Chadid e Osmar Jerônymo estão afastados devido a operações da Polícia Federal, o que tem gerado impactos nas deliberações do Tribunal de Contas.

Fonte:Viviane Freitas
Capital News

Artigo anteriorLula adia demarcação de terra indígena, mas inaugura a maior fábrica de celulose do mundo em Ribas do Rio Pardo
Próximo artigoGoverno de Mato Grosso do Sul implanta UTI cardiológica no HR de Três Lagoas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui