Título da Libertadores do Botafogo fecha ciclo dos 12 grandes do futebol brasileiro

0
42
Luis Henrique fez gol, sofreu pênalti e foi escolhido o craque da Libertadores (Alejandro Pagni / AF - O Povo)

*A Global Internet, Gráfica Olímpica e Escritório Bandeirantes apoiam o trabalho do jornalista autor desta matéria.

Jandaia Caetano/Tv Sobrinho –

Tradicionalmente, a imprensa esportiva brasileira classificou o país com 12 clubes grandes em seu futebol (na Argentina são cinco). Fluminense (2023) e Botafogo (2024) foram os últimos a conquistarem a Libertadores da América, dos doze.

O conceito do G-12 foi combatido por alguns jornalista e torcedores nos últimos tempos, principalmente após a fases difíceis do próprio Botafogo e outros integrantes, que cairiam para a Série B – apenas São Paulo e Flamengo nunca caíram.

A ascensão do Athetico neste século, com dois títulos da Copa Sul-Americana, uma Copa do Brasil e dois vices da Libertadores da América, contribuiu para esta contestação.

O G-12 é formado pelos quatro grande de São Paulo (São Paulo, Santos, Corinthians e Palmeiras), quatro do Rio de Janeiro (Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo), dois de Minas Gerais (Cruzeiro e Atletico) e dois do Rio Grande do Sul (Grêmio e Internacional). Em 1987, os clubes formaram o Clubes do 13, incluindo o Bahia, bi-campeão brasileiro (59 e 88) e que ainda foi duas vezes vice do país (61 e 63) para realizar a Copa União.

Dos doze grandes, sete já foram campeões mundiais (São Paulo (3), Santos e Corinthians (2 cada), Flamengo, Grêmio e Internacional (um cada). Palmeiras (51) e Fluminense (53) pedem o reconhecimento da Copa Rio, mas a Fifa ainda não concebeu esta honra.

Na Libertadores a liderança é do São Paulo, Palmeiras, Santos, Grêmio e Flamengo com três títulos cada. Na sequência, Internacional, Cruzeiro e Vasco (contando o Sul-Americano de 48) com duas taças. Depois, Fluminense, Atlético-MG, Corinthians e Botafogo com um título cada.

Brasil empata com a Argentina

Com seis conquistas consecutivas, inédito, o Brasil empatou em títulos da ‘Libertadores’ com a Argentina. Aspas no Libertadores, porque a contagem soma o título do Sul-Americano de 1948, ganho pelo Vasco, com o River Palete (Arg) em segundo.

A Libertadores, organizada pela Conmebol a partir de 1960, tem 25 conquistas argentinas e 24 brasileiras. Porém, a entidade já reconheceu o título do Vasco de 48 como continental de primeiro escalão, no mesmo nível da Libertadores, convidando o clube para a participação da Supercopa dos campeões da Libertadores, na década de 90, quando o clube ainda não havia tido a conquista de 1998.

O Sul-Americano foi realizada em Santiago (Chile) e organizado pelo Colo-Colo, com apoio da Conmebol, já que naquela época a entidade só organizava competições por seleções e entendia que os próprios clubes deveriam organizar competições continentais. Ela foi disputada por sete campeão sul-americanos e jogada em turno único.

 

Artigo anteriorFrutaria vence AABB no Suíço de Mundo Novo e semifinais ocorrem nesta segunda e terça-feira
Próximo artigoEspecialistas em gestão de custos hospitalares visitam Dourados para integrar projeto de segurança do paciente

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui