Feminicídios em Mato Grosso do Sul seguem em ritmo alarmante: uma mulher morta a cada 11 dias

0
0

Essa segunda-feira, 25 de novembro, é usada em todo o mundo para lembrar a “Eliminação da Violência contra a Mulher”

 

Desde o início de 2024, 30 mulheres foram vítimas de feminicídio em Mato Grosso do Sul, número que iguala o total de mortes registradas ao longo de todo o ano passado.

Isso significa que, a cada 11 dias, uma mulher foi assassinada apenas pelo fato de ser mulher.

O primeiro caso deste ano aconteceu em Sidrolândia, em 3 de janeiro, e o último foi registrado em 25 de novembro, com o assassinato de Vanessa de Souza Amâncio em Selvíria.

A data de 25 de novembro é marcada mundialmente como o Dia de Eliminação da Violência contra a Mulher.

Criada em 2008, essa data tem como objetivo conscientizar sobre a violência física, psicológica, sexual e social enfrentada pelas mulheres.

Apesar de avanços na legislação e na criação de redes de apoio, a violência ainda é um reflexo do machismo enraizado na sociedade.

Em Mato Grosso do Sul, até novembro de 2024, 17.872 mulheres foram vítimas de violência doméstica, o que representa mais de 1.600 casos por mês.

Embora os números mostrem que houve um aumento nas medidas de proteção e conscientização, como o fortalecimento da legislação e a criação de serviços de apoio, ainda há um longo caminho a ser percorrido para erradicar a violência contra a mulher.

Para ajudar a combater essa violência, o Brasil possui uma rede de apoio, com destaque para o Ligue 180, que oferece informações para romper o ciclo de violência.

Além disso, em Campo Grande, a Casa da Mulher Brasileira centraliza diversos serviços de apoio, como a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, equipes psicossociais, e serviços de saúde e justiça, tudo em um único local.

Fonte:Viviane Freitas
Capital News

Artigo anteriorMulher reage a assalto e acaba esfaqueada
Próximo artigoPolícia Penal de Mato Grosso do Sul transfere 29 presos por uso de celular nos presídios

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui