Empresa faz parceria com UEMS e Embrapa e incentiva o plantio de amendoim em Mundo Novo e região

0
2

Cultura é mais resistente a dificuldade hídrica

Jandaia Caetano/Tv Sobrinho –

A empresa Agrisoluções Biológicas, de Mundo Novo, realiza há três anos uma parceria com a UEMS e a Embrapa em sua área, que fica em frente ao campus da universidade, no município.

Thiago Martins, um dos sócios-proprietários da empresa, explica que há no local pesquisa para tratamento biológico para controle de doenças e insetos que possam diminuir o custo de produção da soja na região. Outra cultura objeto de pesquisa na área é a da mandioca.

Apesar destas duas tradicionais culturas da região, a Agrisoluções está incentivando o plantio do amendoim Cavalo (branco).

“O ciclo é de 130, 140 dias. Muito similar à soja. A diferença é que as dificuldades hídricas de algumas safras não prejudicam tanto o amendoim. Tivemos as últimas três safras bem complicadas para a soja e o milho. O amendoim é uma boa opção de diversificação”, explicou o agrônomo Thiago.

A empresa, que pretende construir sua sede no local no próximo ano, adquiriu duas plantadeiras de amendoim – em um custo de quase R$ 100 mil – e já indicou o plantio de 100 hectares de amendoim na região: quarenta da empresa e 60 de outros produtores em que presta assessoria técnica.

São testadas cerca de 20 variedades de amendoim. Quatro já foram aprovadas para a região, segundo o sócio da Agrisoluções, Bruno Fronk.

Uems e o curso de Agronomia

O professor doutor Tiago Zoz colocou 11 alunos do curso de Agronomia no serviço, durante a manhã e a tarde do último sábado (09).

Como se trata de um trabalho também de pesquisa, todo o serviço está sendo feito de forma manual, com os estudos das três culturas (Soja, Amendoim e Mandioca).

O amendoim tem como destino o estado de São Paulo, mas contato com a Novo Mundo Alimentos, que deve entrar em funcionamento em Mundo Novo no próximo ano já foi feito e há possibilidade de plantio de amendoim que vá ao interesse da referida indústria no futuro. A Agrisoluções ainda tem como sócio- proprietário Adilson Leite.

*Esta reportagem tem o apoio do Escritório Bandeirantes e Gráfica Olímpica.

Artigo anteriorÉ penta! Flamengo vence o Atlético-MG e conquista o título da Copa do Brasil
Próximo artigoApós se esconder em matagal, homem é preso por estupro de vulnerável

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui