Incêndio no Parque Nacional de Ilha Grande mobiliza brigadistas do ICMBio

0
0

Brigadistas monitoram e combatem incêndios em áreas de difícil acesso na região do parque

Na última quinta-feira (31), a equipe de brigadistas do ICMBio Núcleo de Gestão Integrada Rio Paraná iniciou uma operação de monitoramento e vigilância nas áreas do Parque Nacional de Ilha Grande. Composta por 10 brigadistas e 2 agentes de apoio à fiscalização, a operação tem como objetivo o combate e a supervisão das áreas impactadas por incêndios florestais.

Atualmente, os incêndios estão concentrados em dois focos de ignição: um próximo à Lagoa Saraiva, no município de Guaíra, e outro avançando em direção ao aceiro da Lagoa Jatobá, em Altônia. Entre esses pontos, uma extensa área de aproximadamente 1.118 hectares apresenta acúmulo significativo de material combustível, tornando a região de difícil acesso e potencialmente vulnerável.

Segundo informações do ICMBio, as condições climáticas adversas, que incluem estiagem, altas temperaturas, baixa umidade do ar e oscilações de vento, dificultam as operações de combate, limitando a margem de segurança para ações diretas. Essas condições têm contribuído para a rápida propagação das chamas.

Os brigadistas do ICMBio utilizam técnicas de prevenção e combate, com a aplicação de equipamentos especializados para extinguir os focos de incêndio. As estratégias incluem o resfriamento de áreas quentes, com o intuito de reduzir a intensidade das chamas e evitar a sua expansão. Além disso, a equipe está focada na proteção das zonas de vegetação verde, que são especialmente sensíveis ao fogo devido à sua lenta recuperação. Essas áreas úmidas funcionam como corredores biológicos, oferecendo abrigo para a fauna em fuga das chamas.

De acordo com informações do ICMBio, a origem do incêndio é antrópica, sendo resultado da ação humana, e não de causas naturais. A equipe é formada por servidores e gestores da unidade, incluindo brigadistas, chefes de esquadrão e agentes de fiscalização do ICMBio NGI Rio Paraná, que operam em conformidade com o plano de ação, com o suporte do consórcio CORIPA, que fornece informações oficiais e apoio logístico.

 

Artigo anteriorPrefeitura de Japorã encerrou o mês de Outubro com evento que envolveu mais de 350 mulheres
Próximo artigoAbertura do Regional de Futsal aconteceu na última sexta-feira (01)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui