Mundo Novo verá uma sucessão inédita; confira porquê
Jandaia Caetano/Tv Sobrinho –
Os prefeitos de Mundo Novo, Valdomiro Sobrinho, de Sete Quedas, Chico Piroli, ambos do PSDB, e de Guaíra, Heraldo Trento (União Brasil), se destacaram na região ao fazer seus sucessores com expressiva votação. A Tv Sobrinho cobre 12 municípios diretamente.
A atual vice-prefeita de Mundo Novo, Rosária Andrade (PSDB), teve 56,18% (6.138 votos), com 3.883 votos de diferença para o segundo colocado. Em Sete Quedas, percentual ainda maior. Erlon Daneluz (PSDB) fez 66,74%, 3.939 votos. Em Guaíra, o atual vice Gile Osti (PSD) fez 10.421 votos (62,35%).
Os prefeitos de Eldorado, Aguinaldo dos Santos (Léo do Avante), e de Japorã, Paulo Franjotti (PSDB), fizeram o seu sucessor, mas em eleições apertadas. A atual vice Fabiana Lorenci (PP) será a prefeita, após 3.475 votos (51,37%) e diferença de apenas 240 votos (3,55% de diferença). Em Japorã, diferença de 229 votos (4,3% de diferença). O ex-secretário municipal de Agricultura Vitor da Cunha ‘Malaquias’ (PSDB) teve 2.489 votos e foi eleito.
Dos seis prefeitos de segundo mandato o único que não fez a sucessão foi Ednaldo Bandeira (PSDB), em Amambai. Após escândalos de corrupção envolvendo sua administração, o prefeito viu sua candidata, Janete Córdoba (PSDB), ter uma votação baixa, com 31,07% (6.285 votos). O próximo prefeito será o ex-prefeito Sérgio Barbosa (MDB), com 10.647 votos (52,63%). A cidade contou com outros quatro candidatos.
Prefeito de Mundo Novo faz sucessor, efetivamente, pela primeira vez
Em Mundo Novo, pela primeira vez, de fato e de direito, um prefeito consegue fazer seu sucessor.
Valdomiro indicou sua vice-prefeita e conseguiu o que José Carlos (PMDB) e Humberto Amaducci (PT) não conseguiram em momentos similares. Tanto em 1988, quanto em 2008, os dois terminaram seu mandato com altos índices de aprovação popular, mas viram Ademar Antônio da Silva (Dema) e Pedro Garcia (Baltazar), de seus respectivos partidos, perderem as eleições para Daudt Conceição (PSDB) e Antônio Cavalcante (PMDB).
Em 2000 e 1996, Kléber Corrêa e Dema, respectivamente, foram vices que assumiram e não gozavam de grande prestígio popular. Em 2016, Humberto também tinha uma avaliação popular ruim.
Em abril de 1985, Dema assumiu a prefeitura após indicação do governo militar e apoiou o então candidato do governador e de seu partido, o PMDB, Dr. José Carlos. Difícil indicar o prefeito fazendo o sucessor em novembro, como fator preponderante para vitória do dr. José.
O mesmo em 1992. Daudt Conceição apoiou a volta de Dr. José Carlos. A realidade é que José Carlos voltou muito mais pela sua aprovação popular do primeiro mandato do que pelo índice de popularidade do então prefeito Daudt, que era apenas regular.