Jandaia Caetano/Tv Sobrinho –
Nos 12 municípios que a Tv Sobrinho faz uma cobertura maior, se registrou um aumento de 133,33% de mulheres eleitas para a majoritária nas eleições do último domingo (06). O número de prefeitas saltou 100%, de uma para duas, e o número de vice-prefeita aumentou 150%, de duas para cinco. No total, de 24 vagas – prefeito e vice-prefeito – o número de representantes femininas saiu de três para sete.
O levantamento foi feito em seis municípios do Cone Sul de Mato Grosso do Sul, quatro na região Sul-Fronteira de MS e dois no Oeste do Paraná.
Havia mulheres eleitas em apenas três municípios e este número dobrou. Mundo Novo e Naviraí tiveram as funções trocadas. Rosária Andrade (PSDB) se torna prefeita e deixa a função de vice em Mundo Novo. Em Naviraí, Rhaiza Matos (PSDB) não se elegeu, mas o município terá uma vice-prefeita, Telma Minari (União). Em Eldorado, crescimento. Fabiana Lorenci (PP), atual vice, venceu as eleições para prefeita e terá a vereadora Simoni Palonis (PP) como futura vice.

Três municípios que hoje não tem prefeita ou vice, elegeram mulheres. Em Iguatemi, a ex-prefeita Patrícia Margatto (PP) será a vice. Ineditismo em duas cidades. Pela primeira vez, uma mulher comporá o Executivo como eleita, no caso, duas vice-prefeitas: Silvana Macarini (PP), ex-secretária municipal de Assistência Social, em Terra Roxa; e a vereadora Aninha Oliveira (PSDB), em Japorã.
Itaquiraí, Sete Quedas, Tacuru, Paranhos, Amambai e Guaíra permanecem sem representação feminina no Executivo, contudo, Itaquiraí e Guaíra já tiveram prefeitas eleitas, Sandra Cassone e Ada Silveira (in memorian), respectivamente.
Os números mostram a viabilidade eleitoral das mulheres, que são maioria do eleitorado no país. A nível nacional, houve um aumento de 9% de prefeitas eleitas, no primeiro turno, segundo levantamento do jornal Folha de São Paulo.




