Novidades incluem Engenharia Civil, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional; inscrições começam nesta segunda-feira
A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) anunciou a oferta de 2.637 vagas em 68 cursos de graduação para ingresso em 2025.
As vagas serão distribuídas igualmente entre o Processo Seletivo Permanente UEMS 2025 – Histórico Escolar e o Vestibular UEMS 2025, além de 50% das vagas destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
As inscrições para o processo seletivo começam nesta segunda-feira, 23 de setembro, e não haverá taxa de inscrição para os candidatos.
Para o Processo Seletivo Permanente, estão disponíveis 708 vagas em 38 cursos, com inscrições abertas de 23 de setembro a 15 de janeiro de 2025.
Já o Vestibular UEMS 2025 oferece 641 vagas em 30 cursos, com inscrições de 23 de setembro a 6 de novembro de 2024.
O candidato ao Vestibular deverá pagar uma taxa de R$ 100, e isenções estarão disponíveis para aqueles que se enquadrarem na Lei Estadual nº 2.136, que beneficia alunos de escolas públicas.
As provas do Vestibular acontecerão no dia 24 de novembro, em diversos municípios do estado, incluindo Campo Grande e Dourados.
Este ano, a UEMS traz novidades com a inclusão de três novos cursos: Engenharia Civil em Nova Andradina, e Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional em Campo Grande.
Esses cursos atendem demandas específicas do mercado de trabalho sul-mato-grossense e reforçam o compromisso da universidade com a formação profissional nas áreas estratégicas.
Nos últimos anos, a UEMS também tem ampliado sua oferta de cursos conforme as necessidades da sociedade, tornando permanentes graduações como Direito e Psicologia em diferentes municípios.
Com 50% das vagas destinadas ao Sisu, as inscrições para essa modalidade ocorrerão de 22 a 25 de janeiro de 2025, conforme previsão do Ministério da Educação.
A UEMS continua a se consolidar como uma importante instituição de ensino, respondendo às demandas educacionais e profissionais do estado.
Reserva de vagas
Para ambos os processos seletivos a ocupação das vagas oferecidas para cada curso dar-se-á por meio dos sistemas de ingresso:
I – por Acesso Universal (Ampla Concorrência); e
II – por Reserva de Vagas, sendo:
a) 20% para candidatos(as) ao regime de cotas para Negros(as) (pretos(as) e pardos(as)) que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escola(s) pública(s);
b) 10% para candidatos(as) ao regime de cotas para Indígenas que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escola(s) pública(s);
c) 10% para candidatos(as) ao regime de cotas para Residentes em Mato Grosso do Sul há mais de 10 anos;
d) 5% para pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento (PCD).
O início das aulas será no ano letivo de 2025, conforme Calendário Acadêmico.
Serviço
Inscrições nos 38 cursos do processo por histórico escolar, edital.
Vestibular 2025 ,ficarão disponibilizados o formulário de inscrição, o boleto bancário e todos os editar do vestibular, link do edital.
Fonte: Fernanda Oliveira
Capital News