Área explorada ilegalmente causa prejuízo de R$ 220 milhões
A Polícia Federal lançou, nesta sexta-feira (20), a Operação Prometeu para combater crimes ambientais em Corumbá, como incêndios, desmatamento e exploração ilegal de terras da União.
Durante a ação, realizada em parceria com o Ibama e a IAGRO/MS, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão emitidos pela Justiça Federal da região.
As investigações de 2024 apontam que as áreas afetadas pelos incêndios são alvo constante desses crimes, além de serem invadidas por grileiros que utilizam fraudes para regularizar a posse de terras públicas.
Cerca de 6.419 hectares estão sendo explorados economicamente com pecuária, abrigando mais de 2.100 cabeças de gado, e causando um prejuízo estimado em mais de R$ 220 milhões.
Os responsáveis enfrentarão acusações que incluem incêndio em floresta, desmatamento, exploração de área pública e falsidade ideológica.
O nome Prometeu faz referência à mitologia grega, onde o personagem entregou o fogo à humanidade, que, ao utilizá-lo de forma inadequada, sofreu as consequências.
Fonte: Fernanda Oliveira
Capital News