Encontro de Comunicadores discute segurança no trânsito e comunicação integrada no Detran-MS

0

Estudantes e profissionais debatem o papel da comunicação na construção de um trânsito mais seguro

 

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) reuniu estudantes e profissionais de comunicação no Encontro de Comunicadores, realizado na noite de quinta-feira (19), para debater o papel da comunicação na promoção de segurança no trânsito.

O evento, promovido em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), trouxe o tema “Segurança no Trânsito: Uma Pauta Urgente para os Comunicadores” e foi transmitido para nove campi da universidade.

O primeiro painel, mediado pelo chefe de comunicação do Detran-MS, Robson Dantas, abordou a “Comunicação como Base de uma Mudança de Cultura no Trânsito”.

Leandro Lima, Superintendente de Marketing da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado, destacou o novo modelo de comunicação transversal adotado pelo governo, que integra jornalismo, publicidade e redes sociais.

Ele citou como exemplo a campanha do Detran-MS para a Semana Nacional de Trânsito (SNT) 2024, que focou nos motociclistas, responsáveis por 70% dos acidentes fatais em Campo Grande.

“A partir de dados jornalísticos, essa informação evoluiu para campanhas nas redes sociais, rádio e televisão”, explicou.

O painel também contou com a participação de Victor Pavarino, representante da OPAS/OMS no Brasil, e Rose Mara Pinheiro, Diretora da Agência de Comunicação Social e Científica da UFMS, que reforçaram a importância da comunicação como ferramenta de conscientização e educação no trânsito.

Outro destaque foi o painel “Segurança no Trânsito – Uma Oportunidade de Comunicação”, mediado pela jornalista Emmanuelly Castro, assessora de imprensa do Detran-MS.

Priscila Trauer, editora-chefe do Programa Tá na Rua, e Sami Nayef Samra, criador do programa Horário de Pico da rádio Blink 102, compartilharam suas experiências.

Sami relatou o sucesso do Horário de Pico, no ar desde 2013, que se destaca pela interação dos ouvintes, que fornecem informações em tempo real sobre acidentes e congestionamentos, garantindo a continuidade do programa até hoje.

“As pessoas tinham que ligar, e isso gerou uma forte participação do ouvinte”, lembrou Sami.

Entre os presentes, a acadêmica de jornalismo da UFMS, Rebeca Ferro, também destacou a importância do evento: “Essa palestra foi fundamental para vermos o impacto do nosso trabalho e compartilhar com a comunidade acadêmica.

Esse tipo de integração é essencial para o crescimento profissional”, afirmou a estudante, que atua como bolsista no Projeto Tá na Rua.

O encontro reforçou a importância da comunicação como uma aliada na promoção de um trânsito mais seguro e no engajamento da sociedade em torno dessa pauta urgente.

Fonte: Vivianne Nunes
Capital News

Artigo anterior“Precisamos de coragem e vontade política para mudar”, diz Lula na abertura da Cúpula do Futuro, em Nova York
Próximo artigoTSE proíbe apostas online nas eleições municipais de 2024

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui