Estudantes e profissionais debatem o papel da comunicação na construção de um trânsito mais seguro
O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) reuniu estudantes e profissionais de comunicação no Encontro de Comunicadores, realizado na noite de quinta-feira (19), para debater o papel da comunicação na promoção de segurança no trânsito.
O evento, promovido em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), trouxe o tema “Segurança no Trânsito: Uma Pauta Urgente para os Comunicadores” e foi transmitido para nove campi da universidade.
O primeiro painel, mediado pelo chefe de comunicação do Detran-MS, Robson Dantas, abordou a “Comunicação como Base de uma Mudança de Cultura no Trânsito”.
Leandro Lima, Superintendente de Marketing da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado, destacou o novo modelo de comunicação transversal adotado pelo governo, que integra jornalismo, publicidade e redes sociais.
Ele citou como exemplo a campanha do Detran-MS para a Semana Nacional de Trânsito (SNT) 2024, que focou nos motociclistas, responsáveis por 70% dos acidentes fatais em Campo Grande.
“A partir de dados jornalísticos, essa informação evoluiu para campanhas nas redes sociais, rádio e televisão”, explicou.
O painel também contou com a participação de Victor Pavarino, representante da OPAS/OMS no Brasil, e Rose Mara Pinheiro, Diretora da Agência de Comunicação Social e Científica da UFMS, que reforçaram a importância da comunicação como ferramenta de conscientização e educação no trânsito.
Outro destaque foi o painel “Segurança no Trânsito – Uma Oportunidade de Comunicação”, mediado pela jornalista Emmanuelly Castro, assessora de imprensa do Detran-MS.
Priscila Trauer, editora-chefe do Programa Tá na Rua, e Sami Nayef Samra, criador do programa Horário de Pico da rádio Blink 102, compartilharam suas experiências.
Sami relatou o sucesso do Horário de Pico, no ar desde 2013, que se destaca pela interação dos ouvintes, que fornecem informações em tempo real sobre acidentes e congestionamentos, garantindo a continuidade do programa até hoje.
“As pessoas tinham que ligar, e isso gerou uma forte participação do ouvinte”, lembrou Sami.
Entre os presentes, a acadêmica de jornalismo da UFMS, Rebeca Ferro, também destacou a importância do evento: “Essa palestra foi fundamental para vermos o impacto do nosso trabalho e compartilhar com a comunidade acadêmica.
Esse tipo de integração é essencial para o crescimento profissional”, afirmou a estudante, que atua como bolsista no Projeto Tá na Rua.
O encontro reforçou a importância da comunicação como uma aliada na promoção de um trânsito mais seguro e no engajamento da sociedade em torno dessa pauta urgente.
Fonte: Vivianne Nunes
Capital News