Quinta edição do evento em Campo Grande foca na facilitação do acesso à educação e atendimento rápido às necessidades locais
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul realizou no sábado (14), a quinta edição de seu mutirão voltado para a educação na Capital, atendendo 133 famílias que buscam vagas em unidades públicas de ensino.
O evento ocorreu na unidade da Rua Barão de Melgaço e foi coordenado pelo defensor público Paulo André Defante, do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca).
O mutirão visa facilitar o acesso das famílias às vagas escolares, especialmente para aquelas com dificuldades financeiras e logísticas.
O defensor destacou o impacto significativo da busca por vagas escolares na vida das famílias, ressaltando que muitas mulheres enfrentam desafios adicionais ao precisarem cuidar dos filhos pequenos, o que muitas vezes afeta sua capacidade de contribuir economicamente.
Este ano, foram registradas mais de 2.100 ações relacionadas a vagas escolares, superando as 1.997 de 2022, e a expectativa é que até o final do ano o número ultrapasse 2.500.
A demanda é especialmente alta por vagas em creches e escolas próximas às residências.
Entre os atendidos, Tainara Villalba Virginia, de 29 anos, procurou uma vaga em uma escola mais próxima para seu filho cadeirante Natan, de 10 anos.
Ela destacou a importância do mutirão, mencionando as dificuldades logísticas com a distância da escola atual.
Outra assistida, Elaine de Castro Silva, de 43 anos, acompanhou sua nora Flávia Etiélio, de 23 anos, que buscava uma vaga em creche após uma mudança de bairro.
Elaine elogiou a eficiência do atendimento, que ajudará Flávia a retornar ao mercado de trabalho.
Fonte: Fernanda Oliveira
Capital News