Com destaque para o Shop AI Cacau Show Lab e a apresentação de 12 pesquisa, maior evento de varejo e consumo da América Latina traz o especialista em IA, Eric Siegel
O Latam Retail Show, o maior evento de varejo e consumo B2B da América Latina, começa hoje, com foco no uso da inteligência artificial no comércio e suas implicações diretas para os consumidores. Organizado pela Gouvêa Experience e Francal Feiras, o evento acontece até quinta-feira (19) e reúne mais de 250 palestrantes, entre nacionais e internacionais, em cerca de 100 horas de conteúdo, distribuídas entre atividades pagas e gratuitas. Ao longo do evento, também serão apresentadas 12 pesquisas, além do Prêmio Retail Experience Awards, do PL Connection e da Fashion Retail Arena, consolidando o encontro como um espaço central para o debate sobre o futuro do varejo.
O público presente também terá a oportunidade de conhecer, com exclusividade, o conceito de loja futurista. O Shop AI Cacau Show Lab, um espaço inovador desenvolvido em parceria entre a Gouvêa Ecosystem e a Cacau Show, explora as tecnologias mais avançadas do varejo. Com a integração da inteligência artificial, a loja transformará a maneira como os consumidores interagem com as marcas, proporcionando uma experiência única e imersiva. As soluções apresentadas têm o potencial de redefinir o futuro do comércio, demonstrando como a IA pode automatizar processos, personalizar o atendimento e otimizar a jornada de compra.
“O Latam Retail Show é uma plataforma estratégica para discutir e transformação do setor varejista de forma ampla A tecnologia e o digital redefiniram a forma como atuar nesse setor e nosso objetivo é proporcionar um espaço onde essas mudanças são analisadas em profundidade e em âmbito global. Debater e entender essas inovações é essencial para que varejistas e seus fornecedores se preparem para esse futuro. O Latam Retail Show não apenas conecta líderes do setor, mas também inspira ações concretas para integrar essas tecnologias no dia a dia do varejo de forma ampla, assegurando que todos os participantes possam se adaptar e prosperar em um mercado em constante evolução”
ressalta Marcos Gouvêa, diretor-geral da Gouvêa Ecosystem.
Complementando essa imersão tecnológica, o evento contará com a presença de Eric Siegel, fundador da Machine Learning Week e autor do livro “The AI Playbook: Mastering the Rare Art of Machine Learning Deployment” (em tradução livre: O manual de IA: dominando a rara arte da implantação de aprendizado de máquina). Siegel trará sua expertise sobre inteligência artificial e aprendizado de máquina, abordando como essas tecnologias podem impactar profundamente o setor de varejo. Sua apresentação estará em sintonia com o conceito da loja futurista, ampliando a visão sobre o papel da IA no comércio do futuro.
Seguindo uma parceria de sucesso, a Francal, ecossistema voltado para eventos de negócios, será responsável pela área Expo do Latam Retail Show. Com sua expertise e profundo conhecimento do mercado, a Francal visa incentivar o crescimento de diversos setores da economia, conectando empresas e gerando oportunidades de negócios para o setor varejista. Os visitantes poderão acessar gratuitamente o espaço, que contará com mais de 100 expositores distribuídos em uma área de 14.000m², apresentando inovações e soluções para o varejo.
“Em mais uma edição do Latam Retail Show, a Francal lidera a organização do espaço de exposição, aplicando seu know-how, no evento que favorece a interação entre empresas e promove oportunidades de negócios. Nossa equipe, altamente qualificada estará no LRS, pronta para oferecer aos participantes uma experiência operacional única, com uma infraestrutura completa, serviços personalizados e uma comunicação eficaz em todo o espaço do evento”
destaca Fernando Ruas, CEO da Francal.
Outro destaque que retorna para a 9ª edição do Latam Retail Show é o PL Connection 2024. Realizado em parceria com a Amicci, referência no desenvolvimento de marcas próprias na América Latina, o evento é totalmente dedicado ao Private Label e reunirá as maiores autoridades do mercado para debater tendências, com as principais indústrias apresentando soluções inovadoras em marcas próprias.
Debates sobre o varejo traz grandes nomes do setor
Na área de congresso, o público terá acesso a mais de 60 palestras e painéis temáticos. O evento contará com a participação de Ryan McCarthy, Vice-Presidente Sênior de Desenvolvimento de Negócios Globais da Circana, Marcelo Trevisan, Sr Dir Global Jordan Planejamento na Nike e Munir Trad, Diretor Sênior de Planejamento Integrado como palestrantes internacionais. Além disso, o Latam Retail Show receberá Alexandre Costa, fundador da Cacau Show; Caito Maia, Fundador da Chilli Beans, Luiza Trajano, Presidente do Conselho de Administração da Magalu e Alexandre Birman, CEO da AZZAS 2154 no Mega Fórum, que trará para debate como as mega stores estão se destacando no varejo.
Painéis com especialistas do setor
A 9ª edição do Latam Retail Show também contará com três trilhas temáticas: Beyond Technology Trends, Beyond Local & Global Challenges e Beyond Consumer Behaviors.
A trilha do Retail Congress, que ocorrerá de 17 a 19 de setembro, incluirá diversos painéis temáticos. O painel “Os Desafios da Estratégia Omnicanal e as Complexidades do Mercado Latino-Americano” terá a participação de Daniela Bretthauer, Diretora de Research para as Américas do HSBC; Paulo Serrano, Diretor de Varejo da Natura &Co; Bruno Alegria Costa, Gerente Executivo de Experiência Digital da Raia Drogasil; e Murilo Jovtei, Diretor de Dados e Omnicanalidade da Arezzo&Co.
Outros painéis relevantes dessa trilha incluem “Estratégias Vencedoras de Go-to-Market (GTM) no Mercado de Alimentação”, com Cristina Souza, CEO da Gouvêa Foodservice; Bruna Fausto, General Manager do KFC; Karina Bogomolow, Gerente de Trade Marketing da General Mills Brasil; e Rodrigo Mansur, Diretor Comercial da Liotécnica. Já o painel “Transformando Talento em Performance: Como o Treinamento Revoluciona Resultados no Varejo” contará com Roberta Andrade Cylleno, Diretora de Educação Corporativa e Sócia da One Friedman; Sandra Vicari, VP de Gestão de Gente e Sustentabilidade do Assaí Atacadista; Viviane de Castro, Diretora Comercial da Animale; e Mariana Costábile, Diretora de RH da Espaçolaser.
Outro destaque será o painel “Estratégia Global e Local, Inovação e Proximidade com o Consumidor: O que o varejo pode aprender com a Indústria”, com Eduardo Yamashita, COO da Gouvêa Ecosystem; Marcos Bauer, Vice-Presidente de CMO, Analytics & Insights e Sales Intelligence da P&G Brasil; e Marcel Sacco, VP de Marketing e Novos Negócios da BRF e da BRF Pet. Além disso, o estudo “O Mercado Global de Saúde e Bem-Estar: Um Diagnóstico sobre o Bem-Estar do Consumidor” será apresentado por Daniel Morimoto, VP e General Manager da Circana para a América Latina.
Levantamentos sobre os impactos nos setores de varejo e consumo
Um dos grandes momentos aguardados no Latam Retail Show será a apresentação de uma série de pesquisas que apontam para o futuro do varejo e do consumo. Entre os estudos mais esperados, destaca-se a 5ª edição de “Consumidor do Amanhã”, conduzida pela Mosaiclab, que trará insights reveladores sobre as transformações no comportamento do consumidor.
Além disso, o evento reunirá outros nove estudos de peso, cobrindo temas essenciais para o setor. A pesquisa “Impacto do ESG nas Decisões dos Consumidores”, desenvolvida pelo IDV, revelará como a sustentabilidade tem moldado escolhas no varejo. Já a Mastercard apresentará o estudo “Oportunidades e Desafios do Retail Media para Marcas e Varejo”, explorando as novas fronteiras da publicidade no ambiente de compras.
A Globo trará uma análise imperdível com “Panorama do Consumo – Black Friday 2024”, enquanto a WGSN se aprofundará na “Evolução do Mercado de Criadores para Marcas”, destacando como o conteúdo gerado por influenciadores redefine a comunicação das empresas com o público. O estudo da Samsung Ads, “O Novo Consumidor de Conteúdo e Publicidade na TV” revelará as mudanças no perfil de quem consome mídia em tempos de plataformas digitais.
Entre as pesquisas mais inovadoras, está “Gad’ Insights 2024: A Era do Overbranding”, que abordará os desafios das marcas em um mercado saturado de informações e estímulos. Além disso, a inteligência artificial no varejo será tema de um estudo que promete mostrar o impacto dessas tecnologias na automação e personalização das experiências de compra. Para finalizar, o IEMI apresentará “Mercado de Vestuário no Brasil: Cenários, Comportamento de Consumo e Desafios das Marcas”trazendo uma visão detalhada dos desafios e oportunidades do setor de moda.
1º Fórum de acessibilidade para Varejo.
O Latam Retail Show trará uma novidade especial em sua edição deste ano: o 1º Fórum de Acessibilidade para o Varejo e Consumo, em parceria com o ICOM. O evento, denominado “Accessibility Summit, será realizado no dia 19 de setembro, na Arena Gouvêa Experience.
O principal objetivo do fórum é promover a disseminação de conhecimento e a apresentação de recursos tecnológicos voltados para acessibilidade. Além disso, serão compartilhadas as melhores práticas que colocam o cliente com deficiência como protagonista, tanto no âmbito de organizações privadas quanto públicas. Este é um passo importante para o avanço da inclusão e acessibilidade no setor varejista e de consumo.
Moda e inovação no varejo
Pelo segundo ano consecutivo, a feira apresenta a Fashion Retail Arena, um espaço dedicado ao varejo de moda que promete ser um ponto de encontro essencial para líderes e executivos do setor. Este ambiente oferecerá uma plataforma estratégica para discutir tendências emergentes, desafios e soluções que estão moldando o futuro do mercado. O evento acontecerá no dia 18 de setembro e contará com palestras e apresentações de cases de grandes marcas do varejo.
Entre as palestras, destacam-se temas como Branding 2.0: Construindo Marcas com Propósito, Repensando a Cadeia de Produção de Forma Não Linear, Experiência e Curadoria de Moda em Plataformas Digitais, Inovação Aberta Aplicada à Cadeia de Moda e Seus Impactos Sustentáveis, além de Content Commerce e Social Selling: Transformando Engajamento em Receita, entre outros.
A ocasião também contará com a participação de marcas renomadas do setor, como Renner, Pantys, H&M e Farm, reforçando a relevância do evento para a indústria da moda.
Gouvêa Ecosystem anuncia lançamento da Gouvêa Tech
Nova divisão de inovação tecnológica será oficialmente lançada durante o Latam Retail Show e iniciará com duas marcas: Wisepower e Suprefácil.
A Gouvêa Ecosystem, ecossistema de consultorias e serviços voltado para o setor de consumo, varejo e distribuição, anuncia o lançamento de seu mais novo braço: a Gouvêa Tech. O lançamento oficial da nova marca será realizado no dia 17 de setembro, durante o Latam Retail Show, um dos principais eventos do setor de varejo da América Latina.
A nova empresa do ecossistema visa atender às crescentes necessidades de otimização e inovação tecnológica no mercado, oferecendo soluções que buscam tanto a redução de custos quanto o aumento da rentabilidade para empresas do varejo e de bens de consumo.
Apoio de líderes de mercado
O Latam Retail Show tem o orgulho de contar com o apoio de patrocinadores de peso que são referência em seus setores. Mastercard, Seidor / Commerzia, The Led, Correios e o Governo Federal, TOTVS e Embratel são marcas fundamentais para o sucesso do evento, trazendo não apenas recursos essenciais, mas também expertise e inovação.
A presença desses patrocinadores destaca a importância do Latam Retail Show como um ponto de encontro crucial para o varejo, proporcionando uma plataforma de alto nível para discutir tendências, desafios e oportunidades do setor. O apoio dessas empresas reforça a relevância e a qualidade do evento, assegurando uma experiência enriquecedora para todos os participantes
|
Serviço Latam Retail Show – 9ª edição
Data: de 17 a 19 e setembro
Local: Expo Center Norte São Paulo
Sobre o Latam Retail Show
Nascido em 2015, o Latam Retail Show se tornou, neste período, o mais completo e relevante evento de varejo e consumo da América Latina. Foram mais de 900 horas de conteúdo, 1.400 palestrantes e 50 mil visitantes nos últimos anos.
Mais informações e inscrições em https://latamretailshow.com.
Sobre a Gouvêa Experience
A Gouvêa Experience é a maior plataforma de debate, educação e inspiração do varejo na América Latina. Por meio dos seus eventos, a Gouvêa atrai e consolida as frentes de opinião de vanguarda sobre o varejo e o consumo no Brasil e no mundo.
A empresa faz parte da Gouvêa Ecosystem, grupo composto por 21 empresas integradas ao ecossistema de negócios dedicadas a apoiar e promover a evolução dos setores que atual em quatro verticais: Consultoria, Serviços, Solução e Relacionamento. A Gouvêa Ecosystem é membro do Ebeltoft Group – consórcio global com empresas de consultoria especializadas em varejo e consumo com atuação em 22 países.
Nossos parceiros
Patrocinador Master: The Lead; Seidor; Correios; Celcoin
Patrocinador Power:Mastercard; Banco ABC Brasil; Totvs; Embratel; Ifood; e Eletrobras
Produção: Gouvêa Experience.
Media Partner: Mercado & Consumo; GM7; Record News; GrupoEP; A Cidade On; RPC; e IstoÉ.
Fonte:Aurelio Guerra