Iniciativa estadual alivia despesas e melhora a qualidade de vida de moradores em vulnerabilidade
O programa “Energia Social: Conta de Luz Zero” tem sido um alívio financeiro para mais de 128 mil famílias em Mato Grosso do Sul, garantindo que o valor gasto com a energia elétrica seja direcionado para outras necessidades essenciais.
Essa iniciativa do governo estadual cobre os custos da conta de luz de famílias em situação de vulnerabilidade social, permitindo que o orçamento familiar seja investido em alimentos, roupas e cuidados com as crianças, como relatado por beneficiárias como Érica Cabrera, que vive em Porto Murtinho.
Érica, mãe de dois filhos, destaca a grande diferença que o programa trouxe para sua vida, já que, antes, ela pagava mais de R$ 200 por mês em energia elétrica.
Agora, esse valor é economizado e redirecionado para atender melhor as necessidades de sua família.
Da mesma forma, Rosemeire Lugus, também moradora de Porto Murtinho, viu sua realidade mudar com a isenção da conta de luz, permitindo que ela pudesse usar o dinheiro para cuidar de seus filhos e cobrir outras despesas do lar.
Ambas as beneficiárias reconhecem o impacto positivo do programa em suas vidas, ressaltando como essa ajuda do governo chegou em um momento crucial.
O apoio do governo estadual, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, garante que as famílias cadastradas no Programa Tarifa Social de Energia Elétrica continuem a usufruir do benefício, promovendo uma melhoria significativa na qualidade de vida.
O programa é destinado a imóveis residenciais, com consumo de até 220 kWh por mês, e abrange tanto áreas urbanas quanto rurais.
O foco é garantir que famílias com renda mensal de até dois salários mínimos e que atendam aos critérios estabelecidos pela Lei Federal nº 12.212, possam ter acesso à isenção da conta de luz, reduzindo o peso das despesas básicas no orçamento.
Fonte: Fernanda Oliveira
Capital News