Última etapa do planejamento anual visa melhorar serviços públicos e alinhar metas entre secretarias e órgãos estaduais
A Secretaria de Governo e Gestão Estratégica (Segov) deu início à fase final de planejamento para os contratos de gestão de 2025 com a realização do segundo encontro entre secretários de Estado e seus adjuntos.
Na segunda-feira (09), o secretário Rodrigo Perez, da Segov, se reuniu com a controladora-geral adjunta da Controladoria-Geral de Mato Grosso do Sul (CGE-MS), Marina Hiraoka Gaidarji, e o secretário de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, acompanhados por outros servidores e o secretário-executivo Thaner Castro Nogueira.
A reunião teve como objetivo definir prioridades e metas para a elaboração dos contratos de gestão, que são fundamentais para o planejamento do próximo ano.
Rodrigo Perez destacou que as reuniões são essenciais para alinhar a elaboração dos contratos e marcam a última etapa do ciclo de planejamento para 2025, iniciado com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), revisão do Plano Plurianual (PPA) 2024-2026 e elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).
O secretário-executivo Thaner Castro Nogueira reforçou que essas escutas preliminares facilitam o direcionamento das ações e a integração das iniciativas com os gestores das pastas, garantindo que os projetos e serviços públicos sejam executados de forma eficaz.
A expectativa é que as minutas dos contratos sejam concluídas até o final do mês. Durante a reunião, foram discutidas ações relacionadas à compliance e ao projeto “Estudantes no Controle”.
Nogueira enfatizou que o contrato de gestão tem promovido uma mudança significativa na cultura do Governo de Mato Grosso do Sul, beneficiando diretamente a população.
Já o secretário Carlos Videira ressaltou a importância do contrato de gestão para alinhar as entregas às necessidades da população e aprimorar a governança das ações estaduais.
Além da CGE e da Sejusp, o processo de planejamento envolveu reuniões com outras secretarias e órgãos, incluindo a PGE-MS, SES, Semadesc, Seilog, SEC e SAD.
Instituídos em 2015 sob a liderança do atual governador Eduardo Riedel, os contratos de gestão visam melhorar a entrega de serviços públicos e estabelecer compromissos reais com a sociedade.
Em 2023, o programa foi premiado pelo CLP na categoria “Destaque Boas Práticas” por suas boas práticas de gestão.
Fonte: Fernanda Oliveira
Capital News