Candidato destaca prioridades para a educação, como a recuperação econômica, fim das obras inacabadas e quitação de precatórios
Durante o debate promovido pelo Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP), o deputado federal e candidato à Prefeitura de Campo Grande, Beto Pereira (PSDB), apresentou suas propostas para transformar a educação na capital.
Pereira destacou a necessidade urgente de recuperar a economia do município como passo fundamental para honrar os compromissos com os profissionais da educação e garantir a qualidade do ensino.
“Vamos recuperar a economia desta cidade e, recuperando a economia, garantiremos o piso salarial para os nossos professores.
Vamos poder garantir o plano de Cargos e Salários para pagar esta dívida que o município tem para com nossos educadores, pagar o retroativo.
Vamos realizar concursos públicos e chamar aqueles que esperam ser chamados”, afirmou Beto Pereira, enfatizando a importância de valorizar os educadores e fortalecer a estrutura educacional da cidade.
O candidato também ressaltou seu compromisso com a gestão democrática do setor, prometendo otimizar a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e fortalecer a transparência nos processos seletivos, com a participação ativa da ACP.
“Vamos dar condições dignas de trabalho para nossos professores, e não será com sala de lata, mas com reformas estruturais nas nossas escolas.
Vamos dizer não à terceirização e manter um terço de hora atividade”, assegurou.
Uma das propostas centrais apresentadas por Beto Pereira foi o projeto “Obra Inacabada Zero”, que visa concluir as 70 obras educacionais paralisadas na cidade, muitas das quais têm servido como abrigos para drogados e representam um símbolo de abandono.
“Temos quase uma dezena de escolas que, hoje, servem como alojamentos para drogados e refletem sérias mazelas sociais.
O custo para concluir essas obras é muito maior do que seria necessário se tivessem sido finalizadas no prazo”, explicou Pereira, criticando a atual administração municipal por não cumprir as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação.
Além disso, Beto Pereira se comprometeu a quitar a dívida de precatórios que a gestão municipal tem com professores e servidores da educação, buscando acordos judiciais para garantir o pagamento dos valores de horas trabalhadas.
“Campo Grande tem uma dívida com os professores e com os servidores públicos.
E eu não vou deixar que essa dívida vire, amanhã, um precatório.
Vamos fazer um acordo nos autos com a ACP, com os professores e com os servidores.
Não vai ter professor que vai deixar seu precatório para seu filho ou com seu neto”, garantiu.
Beto Pereira, que concorre pela coligação “Juntos pela Mudança”, formada por partidos como PSDB, PSD, PSB, Podemos, MDB, Solidariedade, Republicanos e PL, concluiu destacando a importância de todos os servidores na educação, desde professores até porteiros e merendeiras, reafirmando seu compromisso com a construção de uma educação mais justa e de qualidade para Campo Grande.
Fonte: Vivianne Nunes
Capital News