As provas de 8 km e 15 km da Corrida do Pantanal deste ano tiveram os percursos alterados em relação à edição anterior. O sentido foi invertido, e os pontos de largada e chegada mudaram de posição. Para quem correu no ano passado e vai encarar o trecho novamente em 2024, a pergunta que fica é: a Corrida do Pantanal ficou mais fácil ou mais difícil? Quem responde a essa dúvida é a educadora física e responsável técnica da prova, Tatiane Rodrigues dos Santos.
Uma das mudanças mais significativas é a prova de 8 km, que entrou no lugar da disputa de 7 km. No ano passado, o trecho era totalmente plano, mas neste ano, estão previstos cerca de 1,7 km de subida, na rua Antônio Maria Coelho, entre os quilômetros 1 e 3. Tatiane fala dos prós e contras do novo percurso.
“Apesar dessa subida, que pode ser um pouco puxada para os corredores, os pontos positivos ficam por conta do horário da largada, que é bem cedo, e do final do percurso, que passa por dentro do Parque dos Poderes, uma área bastante arborizada. Nos últimos metros ainda tem uma descida suave na altura do quartel do Corpo de Bombeiros. A dica que a gente dá é treinar com esteira inclinada ou mesmo treinar no próprio trecho, para conhecer o percurso. Com treino adequado e conhecimento do percurso, a subida não vai ser tão difícil”
explica.
Já na prova de 15 km, o desenho do percurso foi mantido, mas inverteu-se o sentido: no ano passado, a largada era em direção ao Parque dos Poderes, e neste ano, será rumo ao centro da cidade. Para a responsável técnica pela Corrida do Pantanal, a mudança trouxe certo alívio aos corredores.
“Como o trecho mais íngreme estava no quilômetro final, percebemos que foi muito desgastante para a maioria que participou da prova de 15 km no ano passado. Neste ano, a pior subida do percurso ficou depois do quilômetro 8, ou seja, o corredor não vai estar tão desgastado quando passar por esse trecho em relação ao ano passado. Serão menos de dois quilômetros de subida, mas depois disso vem o trecho plano, e a prova termina em descida. Essas mudanças são realizadas para trazer uma experiência melhor a todos os atletas a cada edição da Corrida do Pantanal”
disse Tatiane.
Os novos percursos passaram por medição oficial e foram validados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Os tempos obtidos servem de referência para inscrições em outras corridas e para formar grupos de elite em provas importantes no Brasil.
A corrida terá largada e chegada próximo ao Bioparque do Pantanal. Os trajetos percorridos passarão pelo Parque dos Poderes e o Parque das Nações Indígenas. Todo o percurso contará com pontos de apoio, postos médicos e de hidratação.
Realizada pelo Sistema Fiems e Sesi, em parceria com a TV Morena, a Corrida do Pantanal conta com provas de 5 km para caminhada e 8 km e 15 km para corrida em sua terceira edição, prestigiando os principais pontos turísticos de Campo Grande. O evento será realizado no dia 22 de setembro.
Resumo dos percursos da edição 2024:
Corrida – 8 km
Novidade na edição 2024, a prova terá largada no Bioparque Pantanal. Os atletas saem em direção ao centro da cidade, contornando o Parque das Nações Indígenas e subindo a Via Parque até a rua Antônio Maria Coelho. Passam pela avenida Mato Grosso, avenida Desembargador José Nunes da Cunha, avenida do Poeta e concluem o percurso na avenida Afonso Pena, em frente à Cidade do Natal.
Corrida – 15 km
A prova terá largada na Cidade do Natal. Os atletas vão percorrer a avenida Afonso Pena até a rua Pedro Celestino, depois acessam a avenida Mato Grosso até a Via Parque. Em seguida sobem até a rua Antônio Maria Coelho, passam pela avenida Mato Grosso, avenida Desembargador José Nunes da Cunha, avenida do Poeta e concluem o percurso na avenida Afonso Pena, em frente à Cidade do Natal.
Caminhada – 5 km
Assim como na edição passada, a prova deste ano será realizada dentro do Parque das Nações Indígenas, com largada próxima à lagoa e chegada no Portão Guarani.
O acesso dos competidores será feito pelas entradas Kaiowá (av. Afonso Pena) e Guató (Rua Ivan Fernandes Pereira).
Fonte: Sugestão de Pauta