Histórico:
O 50:50 by 2030: A longitudinal study into gender disparity in law é um projeto global de nove anos, concebido pela Presidente da IBA, Almudena Arpón de Mendívil Aldama, e lançado em 2021. A Presidente Arpón de Mendívil declarou na sua concepção: “Apesar das boas intenções, apesar dos méritos e do talento de tantas mulheres, ainda não alcançamos os cargos de níveis mais seniores no setor jurídico, principalmente devido aos obstáculos discriminatórios colocados em nosso caminho. Isso entra em conflito direto com os princípios defendidos pela nossa profissão. O setor jurídico não pode permitir essa contradição e deve dar o exemplo. Com o benefício de uma maior conscientização geral sobre a discriminação, chegou a hora de intensificar as ações. Por meio do estudo global ‘50:50 até 2030’, a IBA aspira a criar provas empíricas globais sobre as barreiras que causam a disparidade de números entre mulheres e homens em cargos seniores e propor soluções para retificar a situação, de acordo com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU sobre igualdade de gênero. Estamos empenhados em desenvolver soluções que produzam mudanças duradouras que reflitam a profissão em geral e a sociedade como um todo”.
Até a presente data (agosto de 2024), foram publicados nove relatórios (incluindo este relatório sobre o Brasil) para as jurisdições da Inglaterra e País de Gales, Uganda e Espanha em 2022; Nigéria, Países Baixos e Chile em 2023; e um estudo de caso sobre treinamento para advogadas no Nepal e um relatório sobre a República da Coreia em 2024. Os relatórios sobre o México, a Turquia e a Ucrânia devem ser publicados nos próximos meses.
As partes interessadas em elaborar um estudo de caso sobre o equilíbrio de gênero na profissão jurídica devem contatar: sara.carnegie@int-bar.org.
FIM
Contato: IBApressoffice@int-bar.org