Produção mostra o trabalho de resgate e as consequências de acidentes de trânsito
O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) disponibilizou para toda a sociedade o documentário “Uma Escolha, Muitas Vidas”, que retrata as duras consequências de atitudes imprudentes no trânsito.
O vídeo, acessível no canal do Detran-MS no YouTube, é um poderoso instrumento de conscientização, especialmente voltado para motoristas e motociclistas.
O documentário oferece um olhar profundo sobre a rotina dos profissionais que atuam no resgate e salvamento de vítimas de acidentes de trânsito em Campo Grande.
Ele inclui depoimentos emocionantes de pessoas que sobreviveram a esses sinistros, mas ficaram com sequelas permanentes.
Por conter imagens fortes, a produção não é recomendada para crianças.
Desde o momento em que o serviço de emergência é acionado até a chegada dos pacientes na Santa Casa de Campo Grande, o documentário revela, com crueza, a realidade dos resgates e a gravidade dos acidentes.
“A maior parte dos traumatizados que a gente recebe (Santa Casa) é oriundo do trânsito, a grande maioria, perto de 80%.
E desses, a esmagadora maioria são motociclistas”, alerta o médico Rodrigo Quadros, que participa do vídeo.
Rudel Trindade, diretor-presidente do Detran-MS, destaca a importância do documentário como uma ferramenta educativa.
“Temos intensificado nossas ações educativas em todo Estado, e esse documentário é forte e impactante.
Tem grande potencial de fazer as pessoas repensarem suas atitudes no trânsito”, afirma.
Andrea Moringo, diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, enfatiza a colaboração entre as diversas instituições envolvidas.
“Essa produção é um desejo e ao mesmo tempo uma necessidade da Santa Casa de Campo Grande e de todas as instituições que atuam no resgate e prevenção dos sinistros de trânsito, principalmente envolvendo os motociclistas.”
O documentário, produzido com o apoio da Santa Casa de Campo Grande, do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), já está disponível para visualização.
Fonte: Vivianne Nunes
Capital News