Na manhã desta sexta (09), a UVR (Unidade de Valorização de Recicláveis), presenteou os seus colaboradores, integrantes da Associação dos Catadores, em comemoração ao Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo (11).
A entrega foi feita pela secretária municipal de Meio Ambiente, Margarete Pusipe, coordenadora da UVR, Jaqueline Meireles, e secretário municipal da Incotur (Indústria, Comércio e Turismo), Marcos Eustáquio.
Atualmente, a Coleta Seletiva conta com 14 catadores e dois caminhões fazem a rota de coleta no município.
Confira a rota da Coleta Seletiva:
Segunda-feira: Universitário, São Jorge, Parque das Araras, Fleck, Itaipu e Centro (período matutino e vespertino);
Terça-feira: Copagril, Condomínios, Berneck, Fleck, Tapajós e Centro (período matutino e vespertino);
Quarta-feira: Cícero Cavalcante, Vila Nova, Itaipu e Centro (período matutino e vespertino);
Quinta-feira: Universitário, Condomínios, São Jorge, Tapajós e Centro (período matutino e vespertino);
Sexta-feira: Copagril, Vila Nova, Tapajós, Fleck e Centro (período matutino e vespertino).
Com a vinda da UVR (Unidade de Valorização de Recicláveis), houve uma melhora da população na separação do material reciclado do lixo comum. A confirmação vem através dos números.
No início do funcionamento da UVR, em maio de 2022, arrecadava-se cerca de 10 toneladas/mês. Atualmente, a média é de 30 toneladas.
Com frequência, a coordenadora da Coleta Seletiva, Jaqueline Meireles realiza palestras ou recebe visitas dos alunos de todas as redes (municipal, estadual e universidade) como foco de conscientização fazendo os alunos levar as informações adquiridas para dentro de casa.
Com o aumento, pode-se crescer o valor mensal aos catadores.
No último mês sua renda foi de pouco mais de um salário mínimo (R$ 1.525,00) acrescido de café da manhã e uma cesta básica mensal.