Objetivo é dar mais visibilidade para o estado
A “Rota Bioceânica – Nova Geopolítica da América do Sul” foi tema de palestra do secretário Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), que representa o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul na SIAVS 2024 (Salão Internacional de Proteína Animal) que acontece em São Paulo, Jaime Verruck, com público formado por produtores de aves e suínos, empresários e potenciais investidores presentes na SIAVS.
Na apresentação, o titular da Semadesc destacou que a obra da ponte internacional sobre o Rio Paraguai, na fronteira que liga o município sul-mato-grossense de Porto Murtinho à cidade paraguaia de Carmelo Peralta, já está 60% concluída.
Jaime Verruck também abordou a questão logística e as vantagens que a Rota deve trazer as exportações sul-mato-grossenses e de demais estados do Brasil.
Ampla oferta de matéria-prima para rações, sanidade animal eficiente, apoio por meio de incentivos fiscais e um grande empreendimento logístico em execução, que é a Rota Bioceânica, corredor rodoviário que atravessa o território sul-mato-grossense e segue para os portos do Chile.
Segundo a assessoria na terça-feira (6), o secretário Jaime Verruck e o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Semadesc, Rogério Beretta, receberam a visita de empresários que já atuam em Mato Grosso do Sul e de novas empresas interessadas no ambiente de negócios proporcionado pelo Governo do Estado.
Os secretários também se reuniram com a diretoria da Seara que está investindo mais de R$ 1,3 bilhão na ampliação das indústrias em Dourados; da Aurora Coop em São Gabriel do Oeste e da Pluma Avícola.
Para atrair investidores e mostrar as potencialidades de Mato Grosso do Sul, a equipe da Semadesc apresenta no estande novidades como o sistema de georreferenciamento de todas as cadeias produtivas existentes atualmente no Estado, além da demonstração dos programas de incentivos à produção de proteína animal, como o Leitão Vida, Frango Vida e Peixe Vida, que integram a política de incentivos fiscais da administração estadual.
O objetivo da participação do Governo no evento, segundo o secretário Jaime Verruck, da Semadesc, é dar mais visibilidade a Mato Grosso do Sul como o “Estado da multiproteína”.
“Somos um grande produtor de proteínas e em breve, com a consolidação da Rota Bioceânica, teremos potencial de ser um grande exportador para os mercados asiáticos que se abrem para a proteína animal”, afirmou.
Além de dar visibilidade às ações do Governo do Estado na atração de investimentos em suinocultura, avicultura e piscicultura, o estande se tornou ponto de encontro de produtores, com a participação da Avimasul (Associação Sul-mato-grossense de Avicultores) e da Asumas-MS, que visitam a feira.
Fonte: Elaine Oliveira
Capital News