Quatro trabalhadores estrangeiros são resgatados em propriedades rurais próximas à tríplice fronteira após operação conjunta com vários órgãos de segurança
Na terça-feira (06), a Polícia Federal lançou a Operação Tembiguairamo, com o objetivo de desmantelar uma rede de tráfico internacional de pessoas para trabalho em condições análogas à escravidão.
A ação foi concentrada em duas propriedades rurais na região do Forte Coimbra, em Corumbá, próxima à tríplice fronteira entre Brasil, Bolívia e Paraguai.
A operação envolveu uma colaboração entre a PF, o Ministério Público do Trabalho, o Ministério do Trabalho e Emprego, e a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, além do apoio aéreo da Coordenação Geral de Policiamento Aéreo da Secretaria de Justiça e Segurança Pública.
Durante a operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Federal de Corumbá.
Em campo, as equipes resgataram quatro trabalhadores estrangeiros que viviam em condições extremamente degradantes e estavam isolados na mata, sem possibilidade de sair do local.
As propriedades foram identificadas após denúncias à Polícia Federal sobre as condições abusivas enfrentadas pelos trabalhadores.
As investigações continuam, e a Polícia Federal mantém seu compromisso firme em combater e erradicar o tráfico de pessoas e o trabalho escravo.
Novas operações podem ser realizadas para garantir a punição dos responsáveis e a proteção das vítimas, refletindo a determinação das autoridades em enfrentar essas práticas cruéis e ilegais.
Fonte: Fernanda Oliveira
Especial para o Capital News