A criatividade e a inovação são características encontradas naqueles que apostam nas startups, modelo de negócio que tem conquistado cada vez mais empreendedores por abranger empresas de custo inicial relativamente baixo ou zero, nascimento rápido e altíssima velocidade de crescimento.
Instantaneidade – Em Mato Grosso do Sul, a startup Radar Eleitoral aposta em um segmento específico, o político. A ferramenta digital monitora as inserções das propagandas eleitorais gratuitas em rádio e televisão. “Ofertamos uma solução tecnológica pioneira que traz assertividade e transparência no trato das informações, por meio da inteligência artificial, e o candidato consegue acompanhar – instantaneamente – as notícias sobre ele próprio ou seu concorrente” explica a empresária Ana Paula Elói. O monitoramento é realizado, também, nos posts das redes sociais, por meio de palavras-chave previamente registradas”, conta Ana Paula.
De acordo com a diretora, essa inovação dá uma maior vantagem competitiva para o candidato nas campanhas de 2024, já que será possível identificar tendências, medir engajamento e rapidez para combater notícias falsas ou difamatórias. A ideia da ferramenta surgiu de um serviço executado presencialmente pela empresária há 14 anos e, com essa criação digital, permite ofertar o serviço por um preço acessível a todo tamanho de campanha, possibilitando maior equiparação das campanhas
Investimento – “As startups são importantes para a economia, pois vislumbram soluções que atendem qualquer tamanho de negócio, que atenda a uma pessoa até grandes empresas. Geram emprego e renda e são vitais para incrementar a economia local e melhorar a competitividade das empresas”, opina Ana Paula. Segundo o Sebrae MS, já são mais de 200 startups atendidas pela instituição e o número não para de crescer.
De olho nesse mercado, Governo e instituições criam mecanismos para incentivar esses empreendedores. Um deles é o Tecnova 3 MS, destinará R$ 15,4 milhões em investimentos para empresas inovadoras de MS. Além do aporte financeiro, o programa prevê a aplicação de metodologias para a aceleração e internacionalização, para o crescimento rápido de empresas com faturamento anual de até R$ 16 milhões e que desenvolvam produtos (bens ou serviços).
O programa conta com recursos da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia), órgão vinculado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), e da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).