STF Inicia Audiências de Conciliação sobre o Marco Temporal para Terras Indígenas

0

Comissão convocada pelo ministro Gilmar Mendes busca resolver impasse sobre demarcação de terras, com participação de representantes do governo, indígenas e entidades políticas

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira, às 14h, a primeira audiência da comissão de conciliação sobre o marco temporal para demarcação de terras indígenas.

Segundo a Agência Brasil a reunião foi no plenário da Segunda Turma, convocada pelo ministro Gilmar Mendes, relator das ações apresentadas por PL, PP e Republicanos para manter a validade do projeto de lei que reconhece o marco.

Entidades representativas dos indígenas e partidos governistas contestam a constitucionalidade dessa tese.

Além de propor a conciliação, Gilmar Mendes negou o pedido de suspensão da deliberação do Congresso sobre o marco, decisão que desagradou os indígenas.

As reuniões da comissão ocorrerão até 18 de dezembro, com a participação de seis representantes da Articulação dos Povos Indígenas (Apib), três membros da Câmara dos Deputados e três do Senado, quatro do governo federal (indicados pela AGU, Ministérios da Justiça, Segurança Pública e Povos Indígenas, além da Funai), dois representantes dos estados e um dos municípios.

O marco temporal determina que os indígenas só têm direito às terras que estavam em sua posse em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, ou em disputa judicial na época.

Em dezembro passado, o Congresso derrubou o veto do presidente Lula ao projeto de lei que valida o marco, contrariando a decisão anterior do STF, que havia se manifestado contra o marco temporal.

Fonte: Fernanda Oliveira
Especial para o Capital News

Artigo anteriorEleições 2024: Prazo para transferência temporária de local de votação termina em 22 de agosto
Próximo artigoConselho de Usuários dos Serviços Públicos está com as inscrições abertas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui