Alerta segue ativo até o fim da tarde deste sábado (3), conforme boletim do Inmet
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou o alerta laranja de baixa umidade relativa do ar para 40 municípios do Mato Grosso do Sul, neste sábado (3). Conforme o instituto, a umidade ficará entre 12% e 20%, com risco de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele e dos olhos. O aviso passa a valer de 12h às 17h.
Para evitar danos à saúde, a orientação do Inmet é para que a as pessoas não façam atividades físicas no período da tarde, beba bastante líquido, evite exposição ao sol, utilize hidratante para pele e umidifique o ambiente. Com o tempo seco, é recomendado também que a população evite acender fogo, que pode fazer com que as condições respiratórias piorem.
Nesta semana, Corumbá, distante a 428 km de Campo Grande, foi a cidade mais quente do Brasil, na quinta e sexta-feira de acordo com o instituto. Os termômetros registraram 38,6ºC ontem (2), com a umidade relativa do ar em 14%, sendo o 3º pior índice do país.
As cidades presentes no alerta de hoje são Água Clara, Alcinópolis, Anastácio, Aquidauana, Bandeirantes, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Camapuã, Campo Grande, Caracol, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Guia Lopes da Laguna, Jaraguari, Jardim, Ladário, Maracaju, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Sonora, e Terenos.
Conforme a previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Estado terá predomínio de sol e variação de nebulosidade, com termômetros marcando entre 34°C e 37°C nas áreas mais quentes. Na Capital, a temperatura máxima esperada é de 33°C, com mínima de 23°C. Já em Dourados, os termômetros devem variar entre 20°C e 34°C, enquanto em Corumbá a previsão é de 24°C a 34°C.
CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS