Presidente vai sancionar o projeto de lei que institui a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará na próxima quarta-feira, 31 de julho, em Corumbá (MS).
Às 10h (horário local*), ele faz um sobrevoo sobre as áreas atingidas pelo fogo e, às 11h, visita as instalações da base local do Ibama/PrevfogoLula, para acompanhar os trabalhos de combate aos incêndios florestais no Pantanal e sancionar o Projeto de Lei n° 1818/2022, que institui a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo.
Com 116 dias desde o início das ações de combate da Operação Pantanal 2024, além desses dois focos, o trabalho também é direcionado em outros focos ativos na região do Porto da Manga e na área de adestramento do Rabicho.
Na Nhecolândia as chamas estão nas proximidades da fazenda Tupaceretã e fazenda Santa Sophia.
Além das regiões onde estão sendo feitos os combates, existem ouras áreas de alerta e monitoramento – além da fronteira com a Bolívia – na região do Maracangalha, nas proximidades da fazenda Caiman, em Rio Verde.
Nesta segunda-feira (29) o Corpo de Bombeiros enviou equipes para atuar no controle e extinção das chamas que até semana passada estavam concentradas na Bolívia.
Devido a situação do clima, o fogo acabou passando para o território brasileiro na área próxima a Serra do Amolar e as guarnições estão em deslocamento aéreo, pois o local é de difícil acesso.
A base avançada mais próxima é a do São Lourenço, que está aproximadamente 70 km de distância pelo rio Paraguai.
Na semana passada a equipe esteve na área e vistoriou presencialmente o local, que já conta com a atuação da equipe da Brigada Alto Pantanal, mantida pelo IHP (Instituto Homem Pantaneiro).
O trabalho também continua direcionado a quatro focos de incêndio ativos localizados na região do Porto da Manga, na área de adestramento do Rabicho, nas proximidades das fazendas Tupaceretã e Santa Sofia – ambas localizadas na região da Nhecolândia.
Além das regiões onde são realizados os combates, outras áreas permanecem sob alerta e monitoramento na região do Forte Coimbra, em Porto Murtinho e próximo a Rio Verde.
Serviço
Data: quarta-feira, 31 de julho
Horário: A partir das 10h*
Local: Brigada Pronto Emprego Pantanal, Parque Marina Gatass, Corumbá/MS
Fonte: Elaine Oliveira
Capital News