O termo “Cosmovisão” – weltanschauung – vem do alemão e, de uma maneira simplificada, pode ser entendido e traduzido como “visão de mundo”.
Esse conceito vem da filosofia alemã iluminista que se tornou popular e que, de maneira geral e simplificada, pode ser compreendido como uma lente intelectual pela qual interpretamos o mundo e os acontecimentos ocorridos nele.
Desse modo, a cosmovisão é um conjunto de crenças fundamentais que moldam a maneira como uma pessoa percebe e interpreta o mundo ao seu redor. A cosmovisão é a base sobre a qual nós buscamos dar sentido para tudo aquilo que vivenciamos, ela é a base pela qual buscamos dar significado para nossas vidas e para todos os acontecimentos que acontecem ao nosso redor, e no mundo em geral. A cosmovisão é a base de sentidos, signos e significados que aprendemos e colhemos ao longo da vida e utilizamos destes conhecimentos para decodificar e trazer entendimento sobre os dados e acontecimentos da realidade na qual vivemos, é a visão que formamos sobre o mundo a partir de tudo aquilo que vivemos e aprendemos ao longo de nossa vida.
A cosmovisão se forma através da interação e influência de diversos fatores, como cultura, religião, experiências pessoais, educação e influências sociais. Existem algumas cosmovisões atuantes em nossa sociedade, cosmovisões que têm seus próprios princípios e ideais os quais são propagados por todo o mundo, dessa forma, uma pessoa pode ser influenciada por uma cosmovisão mesmo sem ter conhecimento explícito sobre ela, pois essa cosmovisão está presente nas narrativas culturais, nos valores predominantes e nas ideias amplamente propagadas e a aceitas pela sociedade.
Assim, a cosmovisão se mostra como algo de extrema importância para a vida das pessoas, pois ela influencia suas perspectivas, valores, comportamentos e tomadas de decisão em várias áreas da vida, incluindo religião, política, ética, e filosofia. A Importância da cosmovisão reside no fato de que a cosmovisão molda a maneira como as pessoas pensam, agem e se relacionam na sociedade, pois ela influencia nossas decisões éticas, nossos comportamentos e nossas prioridades.
Das diferentes cosmovisões vigentes e atuantes em nosso mundo atual, a pós-modernidade tem sido uma das mais propagadas e a que mais tem se destacado nos últimos tempos, até porque, muitos teóricos pós-modernos, desde Jean-François Lyotard, propagam a ideia da não existência de metanarrativas mundialmente abrangentes, Lyotard diz em seu livro “A Condição Pós-Moderna” que a condição pós-moderna foi inaugurada através da incredulidade em relação às metanarrativas/metarrelatos, ou seja, incredulidade para com os grandes discursos e Histórias produzidas ao longo dos anos para explicar a condição humana em seus diferentes aspectos, sejam econômicos, sociais, culturais, e religiosos. Essa incredulidade com relação a essas metanarrativas e suas explicações, consequentemente, também cria um rompimento e possível abandono em relação a suas interpretações e cosmovisões a elas ligadas, de maneira que essa rejeição das metanarrativas, narrativas unificadoras e universalistas, levou a uma fragmentação e descentralização das histórias que formavam a base dos princípios e crenças de muitos indivíduos, e isso, como consequência, pode levar a uma sensação de desorientação e falta de propósito.
A pós-modernidade, assim como todas as outras cosmovisões, tem seus princípios e características próprias, que vão além dessa incredulidade para com as metanarrativas. Ela se estabeleceu ao longo dos tempos através de uma série de mudanças culturais, sociais e intelectuais que desafiaram as visões “modernas” tradicionais, questionando, principalmente, a objetividade, a universalidade e a narrativa linear da história. A pós-modernidade dá grande valor a diversidade, a subjetividade, a pluralidade de perspectivas e o relativismo cultural, rejeitando a ideia de uma verdade absoluta, característica comum das metanarrativas. Isso influenciou profundamente a maneira como percebemos a realidade e nos relacionamos com o mundo ao nosso redor.
As consequências da cosmovisão pós-moderna em nossa atualidade foram diversas e impactam de diferentes formas a vida contemporânea, nos próximos artigos, estarei abordando alguns aspectos e princípios da cosmovisão pós-moderna e como os mesmos têm influenciado toda a nossa forma de viver e agir na sociedade atual.
*Wanderson R. Monteiro
Autor do livro “Cosmovisão Em Crise: A Importância do Conhecimento Teológico e Filosófico Para o Líder Cristão na Pós-Modernidade”.
Dr. Honoris Causa em Literatura e Dr. Honoris Causa em Jornalismo.
Bacharel em Teologia, graduando em Pedagogia. Acadêmico Correspondente da FEBACLA.
Acadêmico Fundador da AHBLA. Acadêmico Imortal da AINTE.
Vencedor de quatro prêmios literários. Coautor de 13 livros e quatro revistas.
(São Sebastião do Anta – MG)