Tendências para o varejo são temas de destaque em palestras de especialistas

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Fazer o básico bem feito. A frase, que parece simples, é um dos insights trazidos pelos especialistas em varejo Caio Camargo e Fred Alecrim no “GPS de Mercado 2024: cenários e tendências para o seu negócio”, voltado a empresários e gestores que participaram do evento realizado hoje, 20, no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande. “E por que não é simples? O básico ainda exige que o empresário olhe para o seu negócio. É preciso que eles foquem naquilo que faz sentido para a empresa. Devem investir tempo, dinheiro e energia em setores que impactam no empreendimento: melhor experiência do cliente, gerar mais rentabilidade para o negócio, personalização e sustentabilidade”, reforça Fred Alecrim, co-founder e CHRO na Credere e curador internacional de tendências.

Ele também explicou que as novas gerações demandam novas formas de abordagem. Ele lembra que a geração Z, que já consome, busca experiência e conexão com as empresas. “O propósito tem que direcionar o seu negócio; é preciso olhar os dados para saber se está investindo no que dá resultado ou não, com foco nas pessoas. Lembre-se: a experiência do seu funcionário leva a uma melhor experiência do seu cliente”.

Todas as tendências mostradas nas palestras, com exemplos práticos, foram absorvidas na NRF Retail´s Big Show, maior feira varejista do mundo realizada nos EUA e que moldam o futuro do comércio. Caio Camargo, que é especialista em varejo e consumo, abordou as questões como o retail media, automação, shrinkage, composable everything, experiência de loja e IA generativa. “O Retail Media está chegando como uma forte tendência e ela é o quê? É a oferta de espaços nos canais da própria empresa para a comercialização de anúncios”, explica. “Com os preços altos da mídia televisiva e com retorno não claramente mensurável, com a necessidade crescente de investir em mídias sociais – que apresentam valores cada vez mais competitivos, comercializar espaços – tanto nos canais digitais quanto físico – é uma das formas de impactar os clientes durante a compra”, afirma Caio. Segundo ele, a NRF 2024 apresentou soluções inovadoras que permitem aos varejistas oferecer experiências personalizadas em todos os pontos da jornada do cliente, desde a comunicação até a entrega do produto. “A inteligência artificial e o machine learning já são ferramentas essenciais para que as empresas se destaquem nesse cenário, pois tudo passa pela análise de dados”, completa.

Missão para NRF 2025 – Durante o evento, o diretor regional do Senac MS, Vitor Mello, anunciou a pré-inscrição para a Missão NRF 2025, em parceria com o Sebrae MS. “O mundo dos negócios é muito competitivo. É preciso inovação, criatividade, ser diferente e trazer uma experiência nova para os seus clientes e esses momentos trazem inspirações para que – nesse mundo, que exige mudanças e decisões rápidas – o empresário possa sair na frente do concorrente e lançar novas ideias”.

O presidente da Fecomércio MS, Edison Araújo, afirma que participar da NRF é oportunidade única para aqueles que vivem o varejo. “Estar antenado com o que já existe em outros países e que possa ser aplicado em Mato Grosso do Sul, certamente fará toda a diferença nos negócios.” A próxima edição da NRF será realizada entre os dias 10 e 18 de janeiro do próximo ano, em Nova Iorque. “O Sistema Comércio, por meio do Senac, oferecerá essa possibilidade com benefícios como visitas técnicas a empresas de destaque internacional, com assessoria de consultores brasileiros e, ainda, quatro horas de assessoria pós NRF.”

Inscrição – A pré-inscrição para a NRF 2025 deve ser feita pelo link: https://bit.ly/missoestec24. Ao fazer a pré-inscrição o interessado receberá novidades sobre a NRF. Mais informações pelo telefone: (67) 99245-5400.

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