Saúde de Mundo Novo informa aplicação de ‘fumacê’ em todos os bairros neste sábado e domingo

0

Vacinas contra a dengue devem chegar, mas de início, somente para crianças de 10 e 11 anos

Jandaia Caetano/Tv Sobrinho –

A Secretaria Municipal de Saúde de Mundo Novo está aplicando inseticida, popularmente conhecido por ‘fumacê’, para tentar conter os casos de dengue no município. Segundo o secretário de Saúde, Fábio Doná, a aplicação neste sábado e domingo acontece em todos os bairros.

Mesmo com números menores do que em municípios vizinhos, como Guaíra (Pr), a preocupação de uma epidemia de dengue no país leva a intensificação de ações de prevenção.

Apesar da conquista do veículo com a máquina para a aplicação do produto, o principal fator de combate continua sendo o cuidado com os criadouros do mosquito Aedes aegypt (nos quintais), que transmite a dengue, zika e chicungunya.

Da esquerda para a direita: assessor Jurídico do município, Carlos Rogério, e integrantes da Saúde (foto: Jandaia Caetano/Tv Sobrinho)

Adair Santos (Magrão), coordenador municipal de Endemias, comentou que o número vem crescendo no município e que acredita em uns 30 casos nesta última semana; o levantamento oficial será apresentado na próxima segunda-feira.

Leandro Camargo, servidor da Endemias, explicou que pouco mais de 30 casos neste chegou ao conhecimento do órgão (sem contar o da última que ainda não foi concluído) e que é importante a informação ao setor dos casos positivos.

Quando informado de um caso positivo em um bairro, os técnicos fazem o trabalho específico no local. Por isto, a necessidade de informar a Endemias, mesmo que tenha feito exame em laboratório particular.

“Quem não informa, prejudica o combate e contribui com a proliferação”, explica Leandro.

Outro apontamento importante para este final de semana é que a população deve deixar portas e janelas abertas. A aplicação ocorre na madrugada e a partir das 16h, horário em que o aedes passa a circular e transmitir as doenças citadas acima.

Novas vacinas contra a dengue

Mundo Novo recebe nesta semana, segundo a secretaria estadual de Saúde, 546 doses da nova vacina contra a dengue. Porém, o público beneficiado será o de crianças de 10 e 11 anos. Esta faixa etária é a que está sendo mais internada nos leitos de hospital com complicações provenientes da dengue.

O período de vacinação deve ser informado na próxima quinta ou sexta-feira, segundo a nova coordenadora municipal de Vacinação, Kátia Mendonça.

Artigo anteriorMundo Novo abre seu Carnaval com Regina Bombom e Pagode Ousado
Próximo artigoPM anuncia intensificação de policiamento em Mundo Novo, Eldorado, Iguatemi e Japorã

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui