Encontro regional do PPA no Cone Sul reúne representantes de municípios da região

0

A região do Cone Sul do Estado recebeu nesta quarta-feira (5), em Naviraí, a reunião do PPA (Plano Plurianual) 2024-2027. Com a participação de prefeitos, vereadores, deputados e demais representantes da sociedade organizada, o penúltimo encontro apresentou como funciona o PPA e como a população pode participar. As propostas podem ser encaminhadas até o dia 31 de julho pelo site voceparticipa.ms.gov.br.

O vice-governador, José Carlos Barbosa, participou do evento e pontuou que o encontro facilita o planejamento do Governo e a execução das ações propostas e necessárias para a população. “O cidadão tem oportunidade de participar das decisões”, disse. O secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, também esteve presente no encontro.

O encontro do PPA, realizado no auditório da UEMS (Universidade do Estadual de Mato Grosso do Sul), envolveu os 17 municípios do Cone Sul: Anaurilândia, Angélica, Batayporã, Deodápolis, Eldorado, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jateí, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul e Taquarussu. A região possui, segundo dados do Censo 2022, 270.659 mil habitantes.

O secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo (Segem), Thaner Castro Nogueira, explicou que o PPA direciona e prioriza as ações governamentais. “Neste ciclo do PPA, o ponto de evolução que se pretende implementar é medição de resultados e o impacto das políticas públicas na vida da população”.

“As ações e reivindicações acontecem na ponta, nos municípios, e onde são executadas. Não vamos perder esta oportunidade de falar e encaminhar as propostas”, afirmou a prefeita anfitriã, Rhaiza de Matos.

“Nós acreditamos nesta ação de planejar o Estado para os próximos quatros. E a técnica deve prevalecer com responsabilidades e respeitando o direito democrático e criando políticas públicas para a população”, ponderou o prefeito de Novo Horizonte do Sul, Aldenir Barbosa do Nascimento.

O prefeito de Japorã, Paulo Cesar Franjotii, parabenizou o Estado pelo compromisso com os municípios do Cone Sul. O prefeito de Glória de Dourados, Aristeu Nantes, ressaltou a importância do PPA e a necessidade do governo conhecer os anseios da população.

Já o prefeito de Anaurilândia, Edson Takazono, declarou que o encontro é uma oportunidade única da região trazer as demandas para que o governo possa fazer mais pela população.

“A oportunidade é inédita. São nas cidades que estão as demandas e as pessoas”, afirmou o prefeito de Itaquiraí, Thalles Tomazelli.

O que é PPA

O PPA consiste em um plano com diretrizes, objetivos e metas para o desenvolvimento das ações do Governo do Estado. O plano é elaborado a cada quatro anos, e aprovado pela Assembleia Legislativa. Nele constam as ações públicas a serem realizadas em todas as áreas de atuação do Governo do Estado, e expressando a visão estratégica da gestão pública estadual.

O PPA é sempre elaborado ao longo do primeiro ano de mandato, no presente caso, em 2023, para começar a vigorar em 2024. Após a aprovação do PPA pela Assembleia Legislativa, o Poder Executivo elabora, a cada ano, a Lei Orçamentária Anual (LOA), onde são definidos os valores que serão destinados e investidos em cada ação.

O Plano é composto por programas, ações e metas que são agrupados em eixos temáticos e define as fontes de financiamento para cada programa e ação. Por meio do PPA são definidas as prioridades para o próximo quadriênio nas áreas de saúde, assistência social, emprego, segurança, educação, ciência, tecnologia e inovação, desenvolvimento econômico e infraestrutura.

Para que o governo possa desempenhar suas funções com critério, é necessário que haja um planejamento orçamentário, que estabeleça as prioridades da gestão. É para esse fim que a própria Constituição introduziu um modelo orçamentário para a gestão do dinheiro público.

O ciclo de sete encontros ocorreram nas cidades-sede de Três Lagoas, Dourados, Bonito, Coxim, Corumbá e Naviraí e engloba os 79 municípios do Estado. O último encontro acontecerá em Campo Grande, na próxima sexta-feira (7).

Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo do MS

Fotos: Bruno Rezende

Fonte:Agenciadenoticias

 

Artigo anteriorBriga entre CCR e empresário continua na justiça e obra parada após negativa da CCR
Próximo artigoIndústria de MS reduz pela metade custos de manutenção com software do Senai

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui