A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Seção de Investigações Gerais (SIG) da Polícia Civil deflagraram a operação “PLAGA”, na manhã da última quinta-feira (3). Coordenada pelas Delegacias das instituições em Dourados (MS), a ação contou com o apoio da 2ª DP de Dourados, 1ª DP de Fátima Do Sul, 1ª DP de Naviraí e DP de Vicentina.
Ao todo, na operação, foram empenhados cerca de 50 cinquenta agentes de segurança, entre policiais civis e PRFs, além de um helicóptero. A ação buscava atingir um grupo criminoso que tomava em estelionato maquinários agrícolas de grande porte com alto valor de mercado e após os vendiam para agricultores na Região da Grande Dourados, ou seja, aplicavam golpes simulando a compra dos maquinários os quais não pagavam.
A operação recebeu o nome “Plaga”, pois se trata da tradução literal de golpe em latim. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, sendo três na cidade de Dourados, um em Naviraí, um em Fátima do Sul e um em Vicentina.
Durante o cumprimento das buscas, foram recuperados três maquinários agrícolas. Houve apreensão de dinheiro, veículos, diversos documentos, armas de fogo e munições.
Seis pessoas foram levadas às delegacias das referidas cidades, sendo que duas foram presas em flagrante, uma por porte irregular de arma de fogo e outra por posse irregular de arma de fogo e receptação. Os fatos seguem em investigação.
Fonte: JornalDoConesul