Guaíra – Município promove capacitação sobre esporotricose

0

Nesta quarta-feira (27), o Município de Guaíra, via Diretoria de Vigilância em Saúde, da SMS — Secretaria de Saúde, promoveu uma capacitação sobre esporotricose aos profissionais de saúde. O evento ocorreu no auditório do novo Centro Educacional Amauri Lopes.

A esporotricose é uma infecção causada pelo fungo Sporothrix, e pode acometer diversas espécies de animais, como cães e gatos, e até humanos. Seus sintomas incluem ferimentos e úlceras na pele e nas mucosas, entre outros.

Vale ressaltar que o Município concede medicamentos gratuitos em combate à esporotricose, tanto em humanos como animais. Para obtê-los, o interessado deve procurar a SMS e apresentar o laudo positivo da doença.

Guaíra possui uma grande casuística, ou seja, incidência para casos da doença, e além das medidas de prevenção e controle, o poder público municipal promoveu uma capacitação sobre o tema.

Conforme a equipe, ela foi destinada aos servidores da Secretaria Municipal de Saúde, e estendida para os municípios da 20ª Regional de Saúde de Toledo, além de médicos veterinários interessados.

A abordagem teve foco em todos os contextos clínicos e epidemiológicos da doença. Sua importância se deu na mudança dos hábitos culturais da população, o que levou a um aumento nos casos suspeitos e diagnosticados de esporotricose. Ainda, trataram da Resolução SESA 93/2022, que tornou a patologia de notificação compulsória no estado.

Esta capacitação foi ministrada por um profissional técnico da área, médico veterinário e doutorando de Palotina/PR, que acompanha pesquisa de diagnóstico e mensuração na UFPR — Universidade Federal do Paraná, aos 18 municípios pertencentes à 20ª Regional de Saúde.

 

 

 

 

 

DICSI – Texto: Andressa Teleste/Foto: Ricardo Lopes/Revisão: Cíntia Marques
Acesse: https://www.guaira.pr.gov.br/noticias/noticia/791

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui