Guaíra integra Programa de Governança, Inovação e Inteligência

0

Ao final do último ano de 2021, o Município de Guaíra integrou um importante projeto elaborado pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, o Programa de Governança, Inovação e Inteligência.

Esta iniciativa envolve todos as cidades lindeiras, e tem como objetivo principal identificar os interesses comuns e coletivos entre eles, ou seja, traçar quais são as principais metas e objetivos dos municípios membros do Conselho, e assim planejar incentivos para a execução dos projetos, estruturas e ações apontadas.

Esse trabalho será realizado por eixos. Cada uma das metas identificadas pelas cidades serão classificadas conforme o eixo correspondente, e assim avançadas em conjunto.

Ao todo, são 11 eixos, sendo: 1 — Governança integrada e inteligente nos projetos e ações; 2 — Modernização e digitalização da gestão pública municipal; 3 — Sustentabilidade efetiva na transformação do território; 4 — Ampliação dos negócios e atração de investimentos; 5 — Estrutura de saúde; 6 — Universidades na indução de competências inovativas e tecnológicas; 7 — Agricultura familiar de subsistência e empresarial; 8 — Inovação na transformação e competitividade dos arranjos produtivos; 9 — Segurança e competitividade da cadeia produtiva de proteínas animal e vegetal; 10 — Infraestrutura integrada do território dos municípios lindeiros; 11 — Segurança pública na faixa de fronteira.

A importância desse projeto encontra-se na ânsia pelo desenvolvimento dos municípios. Toda cidade possui um planejamento para o progresso, e o programa desenvolvimento pelo Conselho dos Municípios Lindeiros explora o potencial de cada uma delas para avançar nas metas traçadas, de forma conjunta e integrada.

Em tratativas ao final do ano de 2021, as cidades, membros do Conselho de Municípios Lindeiros puderam apresentar um levantamento de prioridades. Estes documentos formaram um relatório técnico produzido pelo Conselho, e vem sendo trabalhado ao longo de 2022.

Vale ressaltar que a iniciativa, embora iniciada pelo Conselho de Municípios Lindeiros, também é promovida em conjunto a outras instituições, sendo elas: Fundação Araucária, Itaipu Binacional, Unioeste, Oeste em Desenvolvimento, e estado do Paraná. Além disso, conta com os parceiros: UTFPR, UEMS, UEM, e PTI.

Dentre as diversas metas locais e regionais apresentadas por Guaíra, encontra-se: balneário para o Distrito de Doutor Oliveira Castro; Ginásio de Natação; duplicação da BR 163; Polícia Científica; consolidação das lojas francas; Delegacia Cidadã; Hospital Micro Regional; Ensino Superior e Técnico Público; fomento aos artistas locais; revitalização da Orla (Parque Temático Sete Quedas); fomento ao turismo; capacitação de mão-de-obra; hidrovia; programas de proteção aos animais; banco de projetos, entre outros.

O programa já está em fase de execução, e promete continuar reunindo recursos e outros requisitos necessários para que as metas estabelecidas pelos municípios possam ser concretizadas.

 

 

DICSI – Texto: Andressa Teleste/Foto: Natalia Acacio/Revisão: Cíntia Marques
Acesse: https://www.guaira.pr.gov.br/noticias/noticia/721

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui