Nutricionista recomenda alimentos para amenizar as alergias de inverno

0

8 de julho é o Dia Mundial da Alergia, instituído pela OMS para promover a conscientização alertar para uma das doenças mais frequentes do mundo

O inverno é a estação preferida de milhares de brasileiros, mas é nesse período de frio intenso que as alergias respiratórias se intensificam. O clima seco, as baixas temperaturas, a poeira acumulada em objetos, calçados, roupas e cobertores guardados há muito tempo e a baixa circulação de ar em ambientes fechados estão entre os principais inimigos dos alérgicos. Nesta sexta-feira, 08 de julho, foi instituído pela pela Organização Mundial da Saúde (OMS) o Dia Mundial da Alergia, com o intuito de promover a conscientização e o alerta para esta que é uma das doenças mais frequentes no mundo. Como explica a nutricionista do Fort Atacadista, Letícia Tizziani, “além de manter o ambiente limpo e organizado, é necessário consumir alimentos indispensáveis para amenizar os sintomas de alergia”, confira algumas de suas orientações sobre o tema.

Um dos aliados da saúde é o mel. Possui vitaminas B, C, D e E, potássio, magnésio, sódio, cálcio, fósforo e ferro. “Esta é uma dica gostosa de vó. A maioria das idosas recomenda o alimento devido aos costumes antigos e pelas suas propriedades naturais, porque possui efeitos anti-inflamatórios que auxiliam no combate à tosse, alergias e resfriados. Basta comer ou dissolver no chá duas colheres de mel orgânico meia hora antes de dormir e já é possível perceber as diferenças, como sensação de alívio, redução de irritação na garganta e uma noite tranquila de sono”, afirma Tizziani.

O abacaxi também contribui no combate da rinite. De acordo com a nutricionista, a fruta possui bromelina, que alivia a congestão – amenizando os sintomas de dor de cabeça e nariz entupido – e elimina o catarro. “Além de enzima, contém ainda vitamina C e água, essencial para hidratar o corpo. Já nos casos de tosse alérgica, o chá de abacaxi, mel e hortelã é ideal, pois reduz a inflamação e o inchaço na garganta”, complementa.

Para acrescentar nas principais refeições do dia, especialmente no almoço, os brócolis são uma excelente alternativa. Letícia afirma que são vegetais super nutritivos, ricos em vitaminas A, C, E e K, além de ser fonte de ferro, fibras, potássio, proteínas, cálcio e magnésio. “A inflamação pode ser causada por meio de substâncias liberadas devido ao desequilíbrio da geração de compostos oxidantes e das defesas do organismo. O consumo de brócolis ajuda a combater essa infecção, porque possuem fitonutrientes e antioxidantes, e aumenta a imunidade por apresentar diversos nutrientes”.

Os peixes também estão na lista dos alimentos aliados da saúde no combate das alergias respiratórias, gripes e resfriados. Entre os benefícios está o ômega 3. “A gordura presente na carne ajuda, especialmente, a amenizar as crises de rinite. Funciona como anti-inflamatório e fortalece o sistema imunológico”, afirma a nutricionista.

Orientação Médica

Tizziani também alerta sobre a importância de consultar profissionais da saúde. “É necessário marcar consultas de rotina, manter os exames em dia, alinhar uma alimentação equilibrada com o seu nutricionista e entrar em contato com um médico especialista. Todos esses cuidados ajudam a prevenir doenças e evitam que alguns alimentos ou maus hábitos sejam causadores de alergias, infecções e outras patologias em estágios mais graves”.

Sobre o Fort Atacadista

Criada em 1999, com a abertura de sua primeira unidade na cidade de Joinville, em Santa Catarina, a rede Fort Atacadista é a bandeira de atacarejo do Grupo Pereira, um dos maiores varejistas de alimentos do Brasil. Com 49 unidades distribuídas nos estados de Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e no Distrito Federal, o Fort Atacadista se destaca pelos preços competitivos, pela excelência em produtos perecíveis e pela arquitetura moderna de suas lojas, que oferece layout planejado para facilitar a jornada de compra do cliente, além das facilidades de pagamento e benefícios oferecidos pelo Vuon Card, cartão de crédito próprio do grupo.

Fundado em 1962, em Santa Catarina, o Grupo Pereira é detentor ainda de redes de varejo alimentar, atacado de distribuição, farmácias e dois postos de combustível, além do braço financeiro Vuon e de logística Perlog. Com mais de 16 mil colaboradores, está presente nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Saiba mais em fortatacadista.com.br e grpereira.com.br.

 

Para entrevistas ou informações, é só entrar em contato com a assessoria de imprensa pelo celular:  (67) 9 9254-6570 (também WhatsApp)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui