Educação de Paranhos incentiva alunos a conhecerem funcionamentos dos órgãos públicos

0

Com base no Referencial Curricular do Ensino Fundamental I, das habilidades gerais das disciplinas de  História e Geografia:  (MS.EF04HI01.s.01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo; (MS.EF04GE03.s.11) Conhecer funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores, Conselhos Municipais e – Identificar os órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do município. – Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município.

A professora Cristiane Dembinski do 4º ano A da Escola Dr. Mitsuro Saito, favorecendo aos alunos uma aprendizagem significativa convidou a Professora Cristiane Maria Barbiero, autora do Livro: PARANHOS E SUAS HISTÓRIAS, para que a mesma dissesse o que a motivou escrever o livro? Foi difícil? Teve ajuda? Quanto tempo foi usado para execução do livro? Nesse livro são ensinados para que estudar história? A história local, identificando mudanças e permanências, apresentando o nosso município, entre outros…. Os alunos amaram, porque ganharam um livro para poderem responder e levar para casa no fim do ano.

Palavras da autora: “Esse material foi carinhosamente elaborado para que você possa conhecer um pouco mais sobre a história do nosso município: Paranhos. Essa terra tão querida, com tantos povos, tantas culturas, com tantas histórias que merecem ser conhecidas, contadas e estudadas. A história de um povo, ou de um lugar é composta por várias histórias. E elas sãos feitas por pessoas como eu, você, seus colegas da escola, professores, sua família e amigos. Lembre-se de que ninguém faz a história sozinho! De modos diferentes, há muitos anos, pessoas como nós já estavam por aqui onde hoje chamamos de Paranhos, outros chegaram enquanto outros partiram. Conhecer a história de nosso município significa buscar entender melhor aquilo que está ao nosso redor, ou seja, o local onde vivemos. É a partir do conhecimento sobre a história local, que poderemos compreender melhor a história do nosso estado, o Mato Grosso do Sul, do nosso país, o Brasil e do mundo. Convidamos você a embarcar com a gente nessa história e fazer uma viagem no tempo! ” (Cristiane maria Barbiero)

Para encerramento do bimestre, a professora levou os alunos à Câmara Municipal Vereados Israel de Souza, onde foi realizado entrevistas com o Prefeito Donizete Aparecido Viaro, Secretária de Educação Prof. Antônia Zagonel e Presidente da Câmara Prof. Adriana de Almeida.

Para o Prefeito Donizete as perguntas feitas pelos alunos visavam conhecer o trabalho dele, como administra e como supervisiona a execução dos serviços públicos de nosso município.

Já para a Presidente da Câmara Prof. Adriana, as perguntas foram no sentido de quantos vereadores nossa cidade comporta, e qual é a função do vereador.

À Secretária de Educação Prof. Antônia, os alunos queriam saber como é administrar a EDUCAÇÃO de nosso município, sabendo-se que temos 03 (três) Centros de Educação Infantil, 02 (duas) Escolas Municipais e 07 (sete) Escolas Indígenas. E agradecer pela Merenda Escolar de ótima qualidade.

Enfim, os alunos amaram a aula diferente que tiveram, e aguardam para o próximo bimestre outra entrevista com a nutricionista de elabora o cardápio da merenda escolar, para falar o que é agricultura familiar.

DISCIPLINAS: HISTÓRIA E GEOGRAFIA

 ALUNOS: 4º ANO A MATUTINO

 PROFESSORA: CRISTIANE DEMBINSKI

ENTREVISTAS  

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria Prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui