Município de Guaíra registra a visita do ex-médico Dr. Machima

0

Dizem que relembrar é viver. Que quem não valoriza sua história é um povo sem memória… Entre muitos ditados, poemas e poesias, poderia se alongar um texto onde se fala sobre a saudade, reencontro, história e gratidão.

Assim, também é o texto de hoje que tem o objetivo de registrar a visita de um ex-morador de Guaíra, que muito contribuiu para a saúde desta pequena cidade.

Quem viveu em Guaíra nos anos 80 certamente se lembra do médico pediatra, baixinho, bem-humorado, descendente de japoneses, Dr. Tisei Machima.

Aos 81 anos, Dr. Machima, esteve em Guaíra no último dia 28 de maio de 2022, em uma rápida visita à cidade, que ele diz não esquecer, e aproveitou para rever alguns amigos que aqui deixou.

Dr. Tisei Machima iniciou sua história com Guaíra ainda no ano de 1976, ao lado da esposa dona Tereza e do filho primogênito Fábio. Foi aqui que ele aplicou seus conhecimentos de medicina voltada a pediatria e fez seu nome no cenário médico. Aqui, ele e sua esposa também aumentaram sua família, com a chegada dos dois filhos: Fernando em 1977 e Paula em 1979. Dr. Machima foi peça fundamental para um dos momentos da história de Guaíra mais importante na questão médica, pois foi um dos fundadores do extinto Hospital Santa Rita, que marcou sua existência pela modernidade do local para a época.

No início de 1993, após vender uma parte de suas ações do hospital, Dr. Machima e família mudaram os planos e também de cidade. Foram morar em Campinas, no estado de São Paulo, e para a tristeza da medicina pediátrica, Dr. Machima parou de “clinicar”. Resolveu apostar no segmento empresarial de artigos para tênis no centro da nova cidade. O filho Fernando relembra que essa época a família se deparou com diversos desafios: “cidade bem maior do que Guaíra (na época uns 800 mil habitantes), custo de vida mais alto, forma diferente do modo de vida, por ser uma cidade grande, tivemos que iniciar um novo ciclo de amizades de uma forma bem diferente do que estávamos acostumados e sentíamos muitas saudades dos amigos de Guaíra”.

Mas, mesmo diante de todas as adversidades, a família Machima seguiu firme na nova vida. Em dezembro de 1994, ampliou a loja com artigos de presentes, cosméticos e perfumes importados. Negócio o qual a família ainda possui.

A visita no final do mês de maio foi a segunda que o ex-médico fez à Guaíra, sendo esta 10 anos após a última. “Guaíra representou para a minha família um ciclo de muitas e grandes amizades, convívio social intenso, desenvolvimento escolar e também nos esportes, principalmente no vôlei e tênis. Enfim, foi um período que gera até hoje ótimas lembranças. Aqui pude desempenhar minha profissão como médico pediatra ajudando no crescimento e na saúde das crianças e famílias. Fomos muito felizes aqui e é sempre bom retornar e rever amigos, encontrar uma Guaíra tão bonita e bem cuidada”, expõe Dr. Machima que esteve hospedado no Hotel Deville com a esposa, Dona Tereza e a filha caçula, Paula.

O Município de Guaíra agradece por todo serviço prestado a comunidade e pelo carinho que o Sr. Tisei Machima e sua família, tem por esta terra.

 

 

 

DICSI – Texto: Cintia Marques/Foto: assessoria/Revisão: Andressa Teleste
Acesse: https://www.guaira.pr.gov.br/noticias/noticia/605

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui