Direto ao Assunto traz um balanço do Fórum da Rota Bioceânica

0
Foto: Luciana Nassar

Direto ao Assunto da Rádio ALEMS dessa semana traz um especial com os principais pontos da Carta de Campo Grande, elaborada após os dois dias do 1° Fórum “A integração dos Municípios da Rota Bioceânica” realizada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e Ministério das Relações Exteriores  reuniu empresários e agentes políticos do Brasil, Chile, Paraguai e Argentina.

A Carta, lida pelo presidente da ALEMS, deputado Paulo Corrêa (PSDB), trouxe as considerações, encaminhamentos e resultados dos debates de temas como logística de transporte rodoviário e ferroviário, comércio, portos, alfândegas, turismo e cultura.

Com a conclusão da ponte que liga Porto Murtinho a Carmelo Peralta no Paraguai, prevista para ser entregue 2025, fica completo o corredor de 2.254 km, integrando Mato Grosso do Sul aos portos do Chile, no Pacífico, após cruzar o território paraguaio e argentino.

Entre as principais vantagens da nova rota esta a redução dos custos no transporte dos produtos brasileiros para o leste asiático em cerca de 30%. O tempo de escoamento da produção terá também uma redução significativa de 12 a 15 dias a menos do que nas rotas tradicionais via Canal do Pananá ou Estreito de Magalhães.

Nos dois dias do 1° Fórum “A Integração do Corredor Rodoviário Bioceânico” foram assinados convênios para o turismo e comércio e aconteceu o 2° Encontro da Frente Interparlamentar do Corredor Bioceânico, coordenada pelo Senador Nelson Trad Filho.

Confira o especial clicando aqui.

Veja as matérias e fotos produzidas clicando aqui.

Veja a playlist de vídeos sobre o evento clicando aqui.

 

 

 

Por: Lilian Veron

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui